Jardim mais famoso da Holanda é atração na primavera
Durante os 12 meses do ano, o jardim de Keukenhof, 42 quilômetros ao sul de Amsterdã, emprega 31 jardineiros. Parece um luxo, mas eles trabalham todo esse tempo para o parque ficar aberto por apenas dois meses, no auge da floração.
» Veja mais fotos do festival ![]()
» Chat: tecle sobre a notícia
» vc repórter: mande fotos e notícias
É que quem visita esse jardim - o mais famoso da Holanda - espera encontrar as flores mais encantadoras para fotografias, e não se decepciona. A Europa, que pode ser muito cinza em outras estações, vira uma explosão colorida em sua primavera, que vai de março a junho.
No século XV, o parque era uma área de caça, propriedade de uma condessa. Ali, ela colhia plantas aromáticas para suas receitas, o que explica o fato de o atual nome do lugar significar "jardim da cozinha".
Em 2009, a temporada de visitação ao parque acaba dia 21 de maio, quando chega ao fim também a 60ª exposição de flores ao ar livre de Keukenhof, que reúne 93 produtores e exportadores de flores holandesas. Até lá, visitantes podem caminhar pelas trilhas de pétalas multicoloridas: do branco mais límpido ao vermelho reluzente, passando por diferentes tons de azul, laranja e combinações de verde com amarelo.
A beleza vem das tulipas, lírios, íris e outras flores de nomes muito estranhos - agapanthus, acidanterasdas, caladium. Elas criam uma agradável atmosfera para passear de barco pelas águas do lago ou alugar uma bicicleta e pedalar nas trilhas do parque.
Concertos de música clássica e apresentações de corais também estão na agenda da exposição de flores. Apesar da atmosfera de tranquilidade, movimento é o que não falta na programação: o evento mais importante é a "Parada das Flores", um comboio de carros alegóricos cobertos por pétalas que percorre 40 quilômetros pelos arredores de Keukenhof.
Para mais informações, visite o site www.keukenhof.nl.