Lisboa dobra taxa de permanência turística
Capital portuguesa passou a cobrar 2 euros por noite de hospedagem de estrangeiros
Uma das cidades mais cobiçadas por turistas brasileiros nos últimos anos, Lisboa dobrou a taxa cobrada por noite de permanência turística este ano. Desde 1º de janeiro, a capital portuguesa cobra de cada turista 2 euros por noite de hospedagem. Contudo, o máximo de noites cobradas continua sendo 7. Ou seja, se ficar mais do que sete noites, o visitante estará livre da taxa pelos dias excedentes.
O novo valor continua sendo cobrado pelos hotéis na hora do check-in ou check-out e pelos apartamentos alugados, incluindo aqueles que estão em plataformas como o Airbnb. Crianças de até 13 anos e pessoas que estejam na cidade para tratamento de saúde estão isentas do pagamento.
Comum em outras cidades da Europa, a taxa de permanência foi instituída em Lisboa em 2014 e, até o ano passado, era de 1 euro por pessoa/noite. Segundo a Câmara Municipal da cidade, o dinheiro será revertido para melhorias em sua infraestrutura "que produzam impacto direto ou indireto na promoção e qualidade do turismo na cidade de Lisboa numa perspectiva de crescimento sustentável e a prazo".
Veja também: