Litoral paulista: todas as praias de Santos estão impróprias para banho
21,7% do litoral paulista estão impróprios para banho [...]
Nessa época do ano, o litoral paulista nunca sai das manchetes, mas dessa vez o motivo é outro.
Em pleno verão brasileiro, os municípios litorâneos de São Paulo viram crescer o número de casos de virose, cujo surto atingiu destinos da Baixada Santista, como Bertioga, Guarujá e São Vicente.
Já em Santos, também atingida pela contaminação, o problema é a balneabilidade das águas de suas praias.
De acordo com a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), das 175 praias monitoradas, 21,7% delas estão impróprias para banho.
As 38 praias estão em municípios como Ubatuba (praias de Itaguá e Lázaro), Caraguatatuba (Prainha), São Sebastião (Cigarras, São Francisco, Arrastão, Pontal da Cruz, Deserta, Porto Grande e Preta do Norte), Ilhabela (Itaquanduba, Itaguaçu, Portinho, Feiticeira e Praia do Julião) e Guarujá (Perequê e Enseada, na altura da avenida Santa Maria).
Mas a pior situação se encontra em Santos.
Segundo a última atualização das condições de balneabilidade, que será atualizada pela Cetesb na próxima quinta-feira, 9 de janeiro, a Ponta da Praia, Aparecida, Embaré, Boqueirão, Gonzaga e José Menino se encontram impróprias para banho.
Litoral paulista
As Estâncias Balneárias do Estado de São Paulo estão divididas em três diferentes áreas.
No Litoral Sul ficam os municípios de Cananeia, Ilha Comprida e Iguape.
Já a Baixada Santista é formada por Peruíbe, Mongaguá, Itanhaém, Praia Grande, São Vicente, Cubatão, Santos, Guarujá e Bertioga.
Na sequência, em direção ao Rio de Janeiro, fica o Litoral Norte, formado por São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba e Ubatuba.