Moda de rua do Japão é tema de mostra na Japan House São Paulo
A mostra aborda as tendências, desde os anos 1950 [...]
Nesta terça-feira, 25 de junho, a Japan House São Paulo inaugura Sutorito Fashion: Moda das Ruas, exposição inédita que revisita as tendências da moda de rua do Japão, desde os anos 1950.
Coordenada pelo diretor de moda Souta Yamaguchi, a exposição traz mais de 100 registros fotográficos que abordam as mudanças da moda de rua no Japão até os anos 2020, como as diversas tendências internacionais e a contracultura japonesa que surgiu em resposta às mudanças culturais, sociais, políticas e econômicas das últimas décadas.
"Será uma oportunidade única para entender como cada período foi traduzido, adaptado e refletido nos looks cotidianos, gerando uma identidade muito particular, criativa e inovadora.", comenta Natasha Barzaghi Geenen, diretora cultural da JHSP.
A exposição começa na década de 1950, num pós-guerra marcado pela recuperação e reconstrução, a partir de referências internacionais da alta costura e do cinema japonês como inspiração, além de estilos como o rockabilly.
A década seguinte é conhecida pelo ambiente doméstico japonês modernizado e pela influência de tendências internacionais na moda jovem, como o uso da minissaia e de calças pantalonas.
Nos anos 1970, os primeiros estilistas japoneses despontavam nas passarelas internacionais, ao mesmo tempo em que os movimentos de contracultura no Japão eram acompanhados pelo estilo mais conservador "nyuutora" (abreviação japonesa do termo em inglês New Traditional), adotado por estudantes, com saias até os joelhos.
A exposição relembra também a moda das décadas de 1980 com o aumento do poder econômico e das tendências ditadas pelas revistas de moda; 1990, período em que as marcas herdaram o contexto da cultura de rua, como skatistas e DJs; e a década de 2000, marcada pelos estilos mais globalizados em conjunto com a popularização da internet e o estilo mais simples e sustentável, nos anos 2010, após os impactos do Grande Terremoto do Leste do Japão, em 2011.
A linha do tempo da moda japonesa é complementada com a coletânea de 25 fotos da Revista FRUiTS, uma das plataformas mais influentes de documentação acerca do streetstyle japonês, entre os anos 1997 e 2017.
SERVIÇO
Sutorīto Fashion: moda das ruas
Japan House São Paulo (Avenida Paulista, 52)
De 25 de junho a 20 de outubro de 2024 (de terça a sexta, das 10h às 18h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 19h)
Entrada gratuita
japanhousesp.com.br