Script = https://s1.trrsf.com/update-1731943257/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Museu de História Natural em Londres tem tour sobre mulheres da ciência

Visita guiada apresenta a carreira e as contribuições de pesquisadoras mulheres em diferentes áreas

15 jul 2024 - 10h17
Compartilhar
Exibir comentários

Lançado em 2024, o programa Mulheres na Ciência do Museu de História Natural de Londres oferece itinerários temáticos que, como o nome sugere, destacam a obra e a carreira de mulheres cientistas. Os tours são gratuitos e ocorrem uma ou duas vezes por semana, começando na Galeria Hintze.

Com visitação gratuita, Museu de História Natural é uma opção de passeio acessível na capital britânica
Com visitação gratuita, Museu de História Natural é uma opção de passeio acessível na capital britânica
Foto: Stephen Kidd/ / Viagem e Turismo

Além de acrescentar contexto às peças emblemáticas do museu, os tours apresentam figuras muitas vezes esquecidas, mas que foram essenciais para o desenvolvimento de diferentes áreas do conhecimento - algumas delas inclusive trabalharam no próprio Museu de História Natural.

Na visita guiada, por exemplo, você pode conhecer a equipe de cientistas responsável por trazer par ao museu Hope, a icônica baleia azul suspensa no ar que dá boas-vindas aos visitantes. O fóssil do maior animal do mundo tem 25 metros, e foi necessária uma operação de engenharia para transportá-la.

Unindo passado e presente, as histórias relembram nomes que vão desde Dorothea Bate, paleontologista que foi uma das primeiras mulheres a ter um emprego no museu, até Miranda Lowe, pesquisadora de crustáceos e curadora atual da instituição.

Contribuições femininas em destaque em diversas áreas

Além do tour que aborda as principais contribuições de mulheres cientistas para a coleta e estudo de artefatos e animais, o Museu de História Natural oferece mais visitas temáticas dedicadas aos feitos femininos, de acordo com seu interesse.

O tour Mulheres no Espaço permite aprofundar seus conhecimentos sobre cientistas que contribuíram para avanços nos estudos do universo. Já a visita guiada sobre Paleontologia apresenta grandes entendedoras de fósseis - como Mary Anning, que, no século 19, fez importantes descobertas na costa sul da Inglaterra.

Outra opção de visita percorre a obra e as contribuições de mulheres negras cientistas. Talvez você já conheça Katherine Johnson - ela foi retratada no filme Estrelas Além do Tempo (2016) -, mas o tour é uma boa oportunidade para saber mais sobre a história verdadeira de uma das primeiras mulheres afro-americanas a trabalhar como matemática na NASA.

No museu, você pode conhecer mais da trajetória dela e de mulheres como Bianca Huertas, que estuda borboletas, e Margaret Collins, a primeira entomologista afro-americana.

Katherine Johnson, fotografada na NASA em 1980, é uma das cientistas destacadas no tour sobre cientistas negras
Katherine Johnson, fotografada na NASA em 1980, é uma das cientistas destacadas no tour sobre cientistas negras
Foto: NASA/Reprodução / Viagem e Turismo

Há outro passeio sobre pássaros e dinossauros, focado nas pesquisas de mulheres sobre a evolução desses animais. Tem até um passeio especial sobre os estudos de mulheres sobre as intersecções entre moda e natureza.

Para quem tiver dificuldade em escolher, o museu oferece uma opção surpresa: no início do passeio, um dos participantes do tour sorteia um dos itinerários para que o grupo acompanhe.

O que você precisa saber para visitar o Museu de História Natural

O tour Mulheres na Ciência é gratuito, mas o limite de visitantes em cada horário é de 12 pessoas. Então, vale a pena se programar e chegar cedo para não perder o lugar.

O tour sempre ocorre das 13h15 às 14h. As datas são atualizadas no site oficial, na página específica dessa visita. No momento, há datas disponíveis até 29 de outubro, uma a duas vezes por semana, conforme a época.

Para visitar o museu como um todo, também não se paga. O horário de funcionamento é das 10h às 17h50 (última entrada às 17h30). Você pode garantir os ingressos gratuitos com antecedência no site do museu.

O Museu de História Natural fica no bairro de South Kensington, na Rua Cromwell. Fica perto do Victoria and Albert Museum, do Hyde Park e do Royal Albert Hall. Dá para chegar de metrô, descendo na estação South Kensington.

Veja as melhores opções de voos para Londres

Viagem e Turismo
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade