Museu do Ipiranga inaugura exposição sobre móveis brasileiros
Ao todo, 164 móveis contam a evolução da forma como guardamos, dormimos e sentamos desde o século 16
Nesta terça-feira (11), o Museu do Ipiranga, em São Paulo, inaugura uma exposição sobre diferentes tipos de mobiliário brasileiro. São 164 móveis utilizados para três ações que nomeiam a mostra: Sentar, guardar, dormir: Museu da Casa Brasileira e Museu Paulista em diálogo .
Bancos, cômodas, escrivaninhas, guarda-roupas, redes e camas foram selecionados do acervo das duas instituições para refletir sobre a mudança nas formas como executamos essas ações desde o século 16.
Apesar de parecerem ações naturais, a exposição defende que o modo como sentamos, guardamos e dormimos são construções sociais e culturais. A seleção de móveis também tratará da diversidade cultural e das heranças indígena, portuguesa e afro-brasileira.
A sala de exposições temporárias, na ala oeste do piso Jardim, será dividida de acordo com as três ações. Na seção Sentar, se destacam a cadeira Paulistano, de Paulo Mendes da Rocha, e o banco Trumai, do povo indígena da aldeia Kaupüna.
Em Guardar, estará em exposição um guarda-roupa que pertenceu a Santos Dumont, e em Dormir, uma cama que foi da Marquesa de Santos, Domitila de Castro Canto e Melo.
Serviço
Quando? 11 de junho a 29 de setembro. De terça-feira a domingo, das 10h às 17h, com última entrada às 16h.
Quanto? Entrada gratuita (somente para essa exposição).
Onde? Rua dos Patriotas, 20, Ipiranga - São Paulo.