Novo prédio do MASP abre ao público pela 1ª vez, durante feriado
A abertura oficial, porém, será apenas em março [...]
Nos próximos dias 25 e 26 de janeiro, o novo prédio do MASP (Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand) será aberto ao público pela primeira vez, antes da inauguração oficial, em março.
O Edifício Pietro Maria Bardi terá dois dias de programação gratuita com atividades infantis, shows musicais e leitura dramática de cartas de Lina Bo Bardi.
'Prelúdio', como o evento está sendo chamado, terá shows do grupo Bixiga 70, que se apresentará com Tássia Reis; leitura inédita e dramatizada de cartas escritas por Lina Bo Bardi - arquiteta que projetou o prédio original do museu - para Pietro Maria Bardi, seu marido e primeiro diretor artístico do MASP; e aula-show com o grupo Barbatuques.
"Um prelúdio é, por definição, uma preparação para o que está por vir. Por isso, neste momento de festa, o MASP convida a população para conhecer a arquitetura do seu novo edifício antes que o prédio receba exposições. É uma celebração conjunta no centro do eixo cultural da Avenida Paulista, que propõe uma programação para diferentes gerações", descreve Paulo Vicelli, diretor de Experiência e Comunicação do MASP, em nota enviada ao Viagem em Pauta.
O novo prédio terá 14 andares que abrigarão galerias, salas de aula, restaurante, loja e áreas de armazenamento e restauro.
Uma das curiosidades é a passagem subterrânea de acesso ao novo edifício, de modo que o visitante não precisará nem sair na rua para deixar o museu principal.
"O Prelúdio é uma oportunidade única para a população conhecer o novo edifício e desfrutar de uma programação multidisciplinar gratuita antes da abertura oficial em 28 de março de 2025", conclui Vicelli.
Ao longo do dia da pré-abertura, em janeiro, o público poderá visitar também os espaços onde serão montadas as exposições e espaços para atividades multiusos.
O clima de celebração também tomará conta do Edifício Lina Bo Bardi, onde ocorrerá a abertura das persianas da Galeria do 2º andar, ao entardecer. A iniciativa proporcionará ao público uma visão panorâmica da Avenida Paulista e do centro de São Paulo. Quem estiver do lado de fora poderá observar as obras da coleção do MASP suspensas nos famosos cavaletes de vidro — um diálogo entre a rua e o museu.
Veja programação do novo prédio do MASP
PRELÚDIO
Edifício Pietro Maria Bardi
25 de janeiro (sábado)
10h — Contação de histórias com Cris Gouveia
11h — Barbatuques
11h às 14h — Distribuição de pipoca e algodão doce, intervenção circense e recreação com Circo Show, sob o comando de Juliano Vargas
11h às 13h — Visita aos andares expositivos
14h — Leitura das Cartas de Lina com Isabel Teixeira e Mateus Solano
17h — Studio3 Cia. de Dança apresenta Bolero, direção artística e coreografia de Anselmo Zolla e concepção e direção cênica de Jorge Takla
18h30 — Studio3 Cia. de Dança apresenta Bolero, direção artística e coreografia de Anselmo Zolla e concepção e direção cênica de Jorge Takla
19h30 — Apresentação Bixiga 70 e Tássia Reis
20h às 21h — Visita aos andares expositivos
26 de janeiro (domingo)
10h — Coral Heliópolis
11h às 13h — Visita aos andares expositivos
12h — Leitura das Cartas de Lina com Isabel Teixeira e Mateus Solano
13h30 às 14h30 — Visita aos andares expositivos
15h — Morena Nascimento
17h — Show com Xênia França
SAIBA MAIS
MASP - Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand
Avenida Paulista, 1578 - Bela Vista
Telefone: (11) 3149-5959
masp.org.br