Ouro Preto recebe 19ª Mostra de Cinema
Mais de 150 filmes serão exibidos gratuitamente ao longo dos seis dias de programação
A 19ª Mostra de Cinema de Ouro Preto, em Minas Gerais, começa nesta quarta-feira (19) e vai até a segunda-feira (24) com programação totalmente gratuita. Serão mais de 150 filmes em dois espaços de exibição, além de uma programação online.
O propósito do Festival é tratar o cinema como patrimônio histórico - para isso, os filmes exibidos foram estruturados em torno de três temáticas: preservação, história e educação. A curadoria da programação inclui filmes de sete países e dezoito estados do Brasil.
Na edição deste ano, a ideia é valorizar e destacar o Cinema de Animação no Brasil, com filmes, estreias, homenagens e rodas de conversa. O homenageado será o animador Alê Abreu, diretor de "O Menino e o Mundo", longa-metragem lançado em 2013 indicado ao Oscar de melhor animação. Quatro longas de destaque do diretor serão apresentados na mostra.
Dois espaços vão receber a programação: um ao ar livre com capacidade para 500 pessoas na Praça Tiradentes, o coração do Centro Histórico, e mais uma sala de 510 lugares no Centro de Convenções de Ouro Preto.
Para além das sessões, as atividades incluem debates, masterclasses, rodas de conversas, oficinas, atrações musicais e várias outras atividades espalhadas pela cidade, pelo Centro de Artes e Convenções e na Praça Tiradentes. Veja a programação completa aqui.
Três masterclasses com professores internacionais fazem parte da programação. No dia 21 de junho, às 17h30, "Infância e cultura digital na escola" é o tema da masterclass ministrada por Cielo Salviolo, da Argentina. Já no dia 22, às 16h45, a chilena Macarena Bello conduzirá a aula "Ações de preservação digital na Cineteca Nacional do Chile". Para fechar a programação internacional, também no dia 22, o cineasta colombiano vai ministrar a aula "Ecologia de imagens em desaceleração", às 17h30.
Além disso, no dia 23 de junho, no Centro de Convenções, acontecerão lançamentos de livros sobre o cinema, passando por temáticas como animação, crítica, pesquisa em cinema, entre outros. Veja todos os autores e títulos que estarão por lá aqui.
Tombada como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, Ouro Preto guarda um conjunto arquitetônico inigualável. Nas inúmeras ladeiras do Centro Histórico enfileiram-se casarões do período colonial que hoje abrigam hotéis, ateliês e lojas de pedras preciosas. Veja aqui um guia completo sobre a cidade. Para se hospedar por lá, acesse aqui uma lista de hospedagens localizadas em casarões históricos.
Serviço
A programação da Mostra de Cinema de Ouro Preto vai acontecer em dois locais, simultaneamente:
Praça Tiradentes: Rua Agua Limpa Antônio Pereira, s/n.
Centro de Artes e Convenções da UFOP: Rua Diogo de Vasconcelos, nº 328.
A entrada nas sessões de cinema é livre. Para os debates da programação, a entrada funcionará com a distribuição de senhas, que acontecerá trinta minutos antes do início das sessões. No caso de oficinas e workshops, as inscrições foram realizadas previamente. A programação completa está disponível no site da CineOP .