Paolla Oliveira: o que fazer em caso de perda de passaporte no exterior
A atriz foi ameaçada de ser deportada da França [...]
No último domingo (22/4), em direção ao Paris Fashion Week 2024, a atriz Paolla Oliveira perdeu o passaporte e ficou detida no aeroporto da capital da França, por algumas horas.
Com bom humor, a namorada do cantor Diogo Nogueira chegou a postar um vídeo relatando o caso, "tem uma polícia que não me deixa passar para lá [entrar em Paris] e ali tem outra polícia que não me deixa voltar de onde eu vim [o Brasil]".
Sem entrar em detalhes, cinco horas depois de ter sido ameaçada de ser deportada, Paolla apareceu em frente à Torre Eiffel, dizendo que tudo tinha dado certo.
"Enfim, cheguei Paris", concluiu a atriz, num vídeo no Tik Tok.
O que fazer em caso de perda de passaporte no exterior, como a Paolla Oliveira
Antes de mais nada, tenha o máximo de cuidado com seu passaporte brasileiro e mantenha sempre uma cópia simples do documento, de preferência, no cofre do hotel (o que não foi o caso da atriz, que acabava de chegar ao país).
Em caso de furto, roubo ou perda de passaporte brasileiro, o Ministério das Relações Exteriores recomenda fazer o registro da ocorrência no departamento de polícia mais próximo, para se resguardar de eventuais usos indevidos do documento por terceiros.
Em seguida, procure o consulado ou uma embaixada brasileira no país do ocorrido, onde representantes auxiliarão na emissão do passaporte brasileiro e demais documentos de viagem. Veja lista de Repartições Consulares do Brasil no exterior.
Se você já tem data de retorno ao Brasil, e não terá tempo para solicitar um novo passaporte ou não possui a documentação exigida, há a opção de solicitar uma ARB (Autorização de Retorno ao Brasil), documento que permite o embarque e a entrada no Brasil em substituição temporária ao passaporte.