Passarela das Cataratas de Iguaçu é fechada por alta vazão
Já são mais de 8 milhões de litros por segundo [...]
Na manhã desta terça-feira, 10 de dezembro, a passarela das Cataratas do Iguaçu, no Parque Nacional do Iguaçu, teve que ser fechada ao público, devido à alta vazão do Rio Iguaçu.
O alto volume de água, que atualmente está em 8 milhões e 150 mil litros por segundo, se deve às fortes chuvas dos últimos dias, no Paraná, onde está localizada a atração.
Para a liberação, é necessário que a vazão diminua para uma média segura entre 6 e 7 milhões. Em condições normais, o volume médio das Cataratas é de 1,5 milhão de litros por segundo.
De acordo com a concessionária do parque, sua equipe técnica e o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), órgão que administra a unidade de conservação, seguem monitorando e avaliando em tempo real a situação do rio.
No entanto, ainda de acordo com a Urbia, todos os mirantes da Trilha das Cataratas estão liberados e a visitação turística segue normalmente até às 16 horas.
Nova trilha nas Cataratas de Iguaçu
Desde o final de outubro, o Parque Nacional do Iguaçu, Patrimônio Mundial Natural na fronteira entre o Brasil e a Argentina, tem um percurso inédito.
A Trilha Ytepopo é uma caminhada de 5 km, às margens do Rio Iguaçu, considerado o diferencial da nova trilha que acompanha o fluxo d'água que dá origem às Cataratas do Iguaçu.
A caminhada de cerca de 40 minutos começa no Espaço Porto Canoas e vai margeando um dos maiores rios do Paraná. Ao final, a Ytepopo ('rio que salta', em tupi-guarani) se conecta com o Caminho das Bananeiras, por onde os visitantes chegam até a Rodovia das Cataratas, ponto de embarque dos ônibus, podendo retornar ao Centro de Visitantes ou seguir em direção às cataratas.
Porém, desde ontem, 9 de dezembro, a Trilha Ytepopo e os caminhos das Bananeiras e do Poço Preto estão fechados, também por conta da alta vazão.