Passo do S é atração turística desafiadora, no Rio Grande do Sul
O acesso de carro é sobre as águas do Rio Tainhas [...]
A Cachoeira do Passo do S, no Parque Estadual do Tainhas, poderia ser apenas mais uma daquelas quedas d'água potentes do Rio Grande do Sul. Mas isso não é tudo.
A pouco mais de 40 quilômetros da gaúcha Cambará do Sul, a Terra dos Cânions, Jaquirana é endereço de um circuito sobre um lajedo do Rio Tainhas, onde o visitante cruza com o próprio veículo um trecho de 80 metros sobre águas rasas, conhecido como Passo do S.
Na outra margem, começa uma trilha fácil e sem sinalização até os pés da Cachoeira do Passo do S, em uma antiga área de passagem de tropeiros com quedas fortes de até 20 metros de altura.
É linda, só não dá para tomar banho de cachu.
Passo do S
Apesar de guias locais afirmarem que a travessia pode ser feita com qualquer tipo de carro, é recomendado fazê-la acompanhado de quem conhece o local e sempre seguindo as balizas de orientação fincadas no rio.
O atrativo faz parte do Circuito das Águas, roteiro turístico de cerca de 98 quilômetros, em Jaquirana e Cambará do Sul, que inclui também o Passo da Ilha e a Cachoeira dos Venâncios.
Terra dos Cânions
O roteiro pode ser combinado com um dos cenários mais impactantes do Sul do Brasil, os cânions de Aparados da Serra.
Cambará do Sul é uma das cidades que serve de base para visitar essa cadeia de montanhas com 250 quilômetros de bordas de cânions, no maior conjunto do gênero da América do Sul, entre os Campos de Cima da Serra e o litoral.
Com opções de atividades que vão de trilhas fáceis a caminhadas puxadas pelo interior de cânions, a região não decepciona com seus parques nacionais: o Aparados da Serra, onde fica o Cânion Itaimbezinho, e no da Serra Geral, endereço do Cânion Fortaleza, o mais profundo da região e com até mil metros de altura.
Uma das experiências é a cenográfica Trilha do Rio do Boi, uma caminhada de 12 quilômetros de extensão, com alto grau de dificuldade sobre terreno irregular e com diversas travessias de rio.