Projeto TAMAR Praia do Forte: Passeio educativo e inspirador
A dica deste post é sobre o Projeto Tamar, na Praia do Forte, um passeio educativo e inspirador para se divertir com as crianças.
A Bahia é um dos estados brasileiros de litoral mais extenso, com praias lindas, natureza exuberante e cantinhos únicos. E se o belo estado baiano faz parte dos seus planos de viagem com a família, não deixe de conhecer o Projeto TAMAR, na Praia do Forte.
Este é um lugar muito especial para conhecer com as crianças e uma ótima oportunidade para ensiná-las a importância da preservação dos mares e da biodiversidade marinha, sobretudo das tartarugas marinhas.
O Museu do TAMAR conta com tanques e aquários que reúnem várias espécies de animais marinhos da região, além de quatro das cinco espécies de tartarugas marinhas encontradas no Brasil em diferentes estágios do seu ciclo de vida. Há também uma exposição permanente sobre o tema, com recursos multimídia, cinema, vídeos e painéis fotográficos.
O visitante pode guiar-se pelos painéis e cronogramas de atividades para conhecer o museu e sempre pode contar com o apoio de monitores para tirar dúvidas e ter mais explicações.
Durante a temporada reprodutiva das tartarugas marinhas – de setembro a março – é possível acompanhar a transferência dos ninhos das áreas de risco, nas praias, para o cercado de incubação. Os filhotes nascem, quase sempre, à noite e são soltos ao mar imediatamente. No dia seguinte, as tartaruguinhas que não conseguiram alcançar a superfície para sair do ninho são recolhidas e liberadas para o mar no fim da tarde, por volta de 17:00, na praia próxima ao museu do Tamar e a soltura pode ser acompanhada pelos turistas e comunidade local.
É um passeio lindo, educativo e muito inspirador!