Quais países falam português?
No total, são 9 países falantes de português [...]
Autossuficiente linguisticamente e, por anos, com as costas voltadas para os vizinhos hispânicos, o Brasil parece só ter olhos (e ouvidos) para idiomas falados do lado de lá do oceano, como o inglês.
Para celebrar o Dia Mundial da Língua Portuguesa, que desde 2020 acontece no dia 5 de maio, uma data criada pela Unesco, o Viagem em Pauta lista algumas curiosidades sobre o idioma.
Embora possa ser ouvido nos cinco continentes, o português é língua oficial de cerca de 285 milhões de falantes, em países da América do Sul, Europa, África e Ásia. Segundo estimativa das Nações Unidas, serão quase 400 milhões, em 2050, e mais de 500 milhões, em 2100.
Na prática, isso significa que 3,8% da população mundial fala português, incluindo pelo menos sete milhões de falantes em comunidades diásporas (aquelas que falam o idioma no exterior), de acordo com dados do Instituto Internacional de Língua Portuguesa, com sede em Cabo Verde.
Não é à toa que o português é considerado a quarta língua mais falada do mundo, atrás do chinês, espanhol e inglês.
Quais países falam português?
A maior parte da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa) se encontra no hemisfério sul, cuja maior nação é o Brasil e a menor é o arquipélago de São Tomé e Príncipe, na África Central.
Para os adeptos do portunhol (que não é nem português, muito menos espanhol), uma curiosidade.
Entre os séculos 15 e 17, houve uma espécie de castelhanização da corte portuguesa, devido aos diversos casamentos de soberanos de Portugal com princesas espanholas. No entanto, o bilinguismo daquele momento daria lugar a um espanhol de características muito particulares.
"Era pronunciado com sotaque local e, além disso, a sua morfologia e a sua sintaxe afastavam-se frequentemente da norma do país vizinho", lembra o linguista Paul Teyssier, no livro História da língua portuguesa (editora Martins Fontes).
Hoje em dia, nove países falam português, oficialmente: Brasil, Portugal, Cabo Verde, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Guiné-Equatorial e Timor-Leste. Ainda que seja também um dos idiomas oficiais de Macau, na China, apenas órgãos oficiais ou macaenses mais velhos se comunicam em português.
De acordo com o Instituto Camões, as nove economias da CPLP valem, em conjunto, cerca de 2,7 bilhões de euros, o que faria deste grupo a sexta maior economia do mundo, se se tratasse de um país.