Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Retrospectiva: as 10 matérias de viagens mais lidas do ano

Praias, interior paulista e até o Playcenter foram os mais buscados [...]

30 dez 2024 - 10h42
(atualizado às 10h54)
Compartilhar
Exibir comentários

Pela lista de matérias de viagens mais lidas no Viagem em Pauta, em 2024, dá para concluir que este foi o ano de viajar pelo próprio Brasil.

Com exceção de um perfil sobre uma brasileira na Antártica e uma crônica sobre o turista brasileiro (e seu complexo de vira-lata), todas as matérias mais lidas aqui no site tinham um destino brasileiro na pauta.

Teve interior paulista, a 'praia mais perfeita' do Brasil e até, quem diria, o finado Playcenter!

* todas as matérias podem ser lidas, integralmente, no site www.viagemempauta.com.br

Nubia Navarro (nubikini) / Pexels.com
Nubia Navarro (nubikini) / Pexels.com
Foto: Viagem em Pauta

10 matérias de viagens mais lidas

10. Cinco ilhas do Brasil que você não conhece (e nem vai conhecer)

Tem praias selvagens em áreas isoladas do Atlântico, piscinas naturais rodeadas por recifes de corais e abundância de animais endêmicos.

Ficou com vontade de conhecer? Vai ficar querendo.

Neste post, o Viagem em Pauta listou cinco endereços brasileiros paradisíacos com acesso proibido para visitantes, como o Atol das Rocas e o impressionante conjunto de ilhas Trindade e Martim Vaz, a pouco mais de 1.100 km do continente.

Ilha da Trindade, no Espírito Santo
Ilha da Trindade, no Espírito Santo
Foto: WIkimedia Commons / Viagem em Pauta

9. Socorro anuncia maior tirolesa do mundo, no interior paulista

Em junho deste ano, esse destino no interior paulista anunciou a criação de uma tirolesa paulista com 3.400 metros de extensão, que deverá ser inaugurada no ano que vem, no Mega Park Turismo de Aventura.

Atualmente, o título é da Jais Flight, na montanha Jebel Jais, em Ras Al Khaimah, nos Emirados Árabes, e tem 2.830 metros de extensão.

8. Descubra onde fica a 'praia mais perfeita' do Brasil

Segundo o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), a "praia mais perfeita do Brasil" fica em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos (RJ).

O titulo se deve à sua paisagem com dunas, cor da areia e transparência dessas águas ricas em nutrientes. Sem falar na temperatura média de 20ºC, favorável também à proliferação da vida marinha.

Sem querer comprar briga com o vizinho, essa foi a 9ª matéria mais acessada no Viagem em Pauta, em 2024.

Foto: Creative Commons / Viagem em Pauta

7. Destinos imperdíveis na Serra da Mantiqueira

Com cidades a mais de mil metros de altitude, essa região montanhosa é endereço de destinos acima das nuvens, como as paulistas São Bento do Sapucaí, São Francisco Xavier e a gourmetizada Campos do Jordão.

Já no setor mineiro, os destaques são Aiuruoca, Monte Verde e Gonçalves. No Rio de Janeiro, o destaque é o Parque Nacional do Itatiaia, endereço do primeiro parque do gẽnero do Brasil, na tríplice fronteira entre Itamonte (MG), Queluz (SP) e Resende (RJ), onde acontece a exigente trilha no Pico das Agulhas Negras.

Pedra de São Francisco, entre Monteiro Lobato e São Francisco Xavier
Pedra de São Francisco, entre Monteiro Lobato e São Francisco Xavier
Foto: Eduardo Vessoni / Viagem em Pauta

6. Avenida Paulista é um dos endereços mais fatais de São Paulo

Desde junho de 2021, de acordo com o portal Infosiga, plataforma de estatísticas de sinistros do Detran-SP, os pontos mais críticos para o pedestre paulistano somam 39 atropelamentos e seis vítimas fatais.

O mais violento deles é a avenida Cruzeiro do Sul, na altura do número 3.173, que registrou, nos últimos 36 meses, 19 atropelamentos, com seis mortes. O segundo endereço mais perigoso fica na zona leste, no encontro da Praça Silva Teles com a Avenida Marechal Tito, onde aconteceram onze sinistros.

No mesmo período, o cruzamento das avenidas Paulista e Brigadeiro Luís Antônio, na Bela Vista, testemunhou nove atropelamentos de pedestres.

5. Maior cachoeira longitudinal do mundo fica no Brasil

É no Parque Estadual do Turvo, no município de Derrubadas, no noroeste do Rio Grande do Sul, que fica o impressionante Salto do Yucumã, com 1,8 km de extensão, considerado a maior queda d'água longitudinal do mundo.

O atrativo fica na divisa natural entre o Brasil e a Argentina, cujas quedas d'água de até 12 metros de altura caem sobre o curso do Rio Uruguai.

Foto: Macuco Yucumã/Reprodução / Viagem em Pauta

4. Turista brasileiro e o complexo de vira-lata

O mundo inteiro cabe no Brasil, mas a fama sempre fica com o que vem lá de fora. O mar verdinho é nosso, mas dizem que é o Caribe brasileiro.

Nessa crônica, o jornalista Eduardo Vessoni escreve sobre a mania de comparar destinos nacionais com os estrangeiros para convencer o brasileiro que vale a pena fazer turismo no próprio país, num movimento que recorre às imagens de lá para validar as opções turísticas daqui.

3. Nove destinos turísticos para conhecer no interior de SP

Na falta de um, você conhece nove cidades do interior de São Paulo.

A 127 km da capital, aproximadamente, o "Circuito das Águas Paulista" é um roteiro turístico que abrange nove municípios da Serra da Mantiqueira: Águas de Lindoia, Lindoia, Amparo, Socorro, Holambra, Jaguariúna, Monte Alegre do Sul, Pedreira e Serra Negra.

Seja em viagens mais longas ou apenas em um final de semana, esse roteiro tem atrativos para todos os perfis de viajantes, dos contemplativos aos mais esportistas.

Foto: Circuito das Águas/Reprodução / Viagem em Pauta

2. "Caminho sem volta", diz 1ª brasileira a conduzir navio da Marinha na Antártica

Em meados de março deste ano, a Marinha do Brasil qualificou Sabrina Fernandes como a primeira mulher da instituição a conduzir um navio das Forças Armadas na Antártica.

E só quem já encarou a fúria de uma travessia do Estreito de Drake, um dos mares mais invocados do mundo, sabe o que isso significa para elas.

Sabrina, que ingressou na MB, em 2016, era uma das embarcadas na 42ª Operação Antártica (OPERANTAR) que saiu do Rio de Janeiro, em outubro de 2023, para atuar nas áreas de finanças, abastecimento e alimentação de toda a tripulação, participar de atividades operativas como a manobra do navio, na função de Oficial de Quarto.

"Vivemos em uma sociedade que caminha em direção à igualdade de gêneros. Ainda temos muito a avançar. [Esse] reconhecimento não é pequeno, é um número expressivo para o momento atual. E é um caminho sem volta", analisa a capitão-tenente encarregada da Divisão de Intendência do Navio de Apoio Oceanográfico Ary Rongel, em entrevista para o Viagem em Pauta.

Foto: Marinha do Brasil / Viagem em Pauta

1. O Playcenter vai voltar? Veja atrações do parque recém-comprado pela Cacau Show

No início do ano, a internet se alvoroçou com a notícia de que a empresa de chocolates Cacau Show havia comprado as marcas e ativos do Grupo Playcenter.

"Estamos ansiosos para integrar o Grupo Playcenter à família Cacau Show. Durante os nossos primeiros 35 anos de história, o cacau e o chocolate sempre estiveram presentes em nossa marca e, agora, o nosso show vai além do nosso produto", comemorou Alê Costa, fundador e CEO da empresa.

Fundado por Marcelo Gutglas, em 1971, o Playcenter foi um pioneiro do setor de parques de diversão no Brasil e chegou a abrigar a primeira montanha-russa de metal do Brasil.

Super Jet
Super Jet
Foto: Divulgação / Viagem em Pauta
Viagem em Pauta
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade