Rio Grande do Sul terá passeio de trem na fronteira com o Uruguai
Em Sant'Ana do Livramento, trem percorrerá as paisagens do Pampa e fará parada em vinícola para degustação
A empresa Giordani Turismo, que há trinta anos opera o passeio Maria Fumaça - Trem do Vinho, em Bento Gonçalves, está prestes a inaugurar uma nova rota de trem no Rio Grande do Sul. Batizado de Trem do Pampa, o passeio acontecerá na cidade de Sant'Ana do Livramento, na fronteira com o Uruguai: o trem percorrerá 20 quilômetros entre as estações Livramento e Palomas.
Durante o percurso, haverá apresentações musicais enquanto o trem roda por paisagens do Pampa e do Cerro de Palomas. Haverá uma parada na vinícola Almadén, que fica na região e faz parte do grupo Miolo, para degustação de vinhos e sucos.
Diferentemente do Trem do Vinho, que acontece em uma Maria Fumaça, o Trem do Pampa acontecerá a bordo de um trem moderno do tipo VLT (veículo leve sobre trilhos), que terá ar condicionado, sistema de som, janelas panorâmicas e poltronas reclináveis.
A previsão é que o passeio aconteça aos sábados, com duas saídas. No passeio que sai às 14h, os passageiros vão de trem da estação Livramento até Palomas, visitam a Almadén e depois voltam de ônibus para Livramento. No passeio que sai às 13h30, os passageiros vão de ônibus de Livramento até a Almadén, visitam a vinícola e depois viajam de trem de Palomas para Livramento. Os dois roteiros têm duração de 2h30, sendo 1h10 a bordo do trem.
O passeio deve custar R$ 135 por pessoa, mas os ingressos ainda não começaram a ser vendidos (acompanhe pelo site e pelo Instagram). A expectativa é que o Trem do Pampa comece a circular até o final de 2023.