Script = https://s1.trrsf.com/update-1731945833/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

São Paulo é a cidade que mais recebeu viajantes

É a 1ª vez que um destino fora do Nordeste aparece na liderança [...]

22 mai 2024 - 07h27
(atualizado às 21h17)
Compartilhar
Exibir comentários

De acordo com o anuário 2024 da Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo), a cidade de São Paulo foi o destino turístico nacional mais vendido, em 2023.

Essa é a primeira vez que um destino turístico fora do Nordeste aparece na liderança do ranking, segundo informou a SPTURIS, empresa oficial de turismo e eventos da capital paulista.

A lista tem também Maceió (AL) e Porto Seguro (BA), empatadas na segunda colocação, e Porto de Galinhas e Recife, ambos em Pernambuco, na terceira posição do ranking.

Foto: Eduardo Vessoni / Viagem em Pauta

"Os eventos de lazer e entretenimento, além da agenda cultural, contribuíram para a maior demanda para a capital, que preserva a força nos negócios, convenções e grandes feiras e atrai cada vez mais turistas que buscam a diversão", analisa Gustavo Pires, presidente da SPTuris. 

Outra curiosidade dos números divulgados, na última segunda-feira, 20 de maio, é que tanto a capital como o interior paulistas são os dois principais emissores de turistas, sendo considerados os mercados mais importantes para os destinos de lazer, de sol, praia e natureza. 

Já entre as atrações nacionais mais vendidas, ainda de acordo com o anuário da Braztoa, estão os Parque Beto Carrero World (SC), Beach Park (CE) e Cataratas do Iguaçu (PR).

Por isso, não é exagero dizer que, em 2023, o protagonismo foi do mercado nacional.

O turismo além de São Paulo

Segundo a Braztoa, as viagens no Brasil representaram 60% do faturamento, atingindo o valor de R$ 11,55 bilhões, um crescimento de 122% em comparação com os números de 2022, o maior valor já registrado pela entidade em suas pesquisas.

Já as viagens internacionais, que também contabilizaram crescimento, tiveram 22% de procura a mais do que no ano anterior, alcançando um faturamento de R$ 7,69 bilhões, o equivalente a 40% das vendas totais.

Para a associação, a performance, apesar de mais tímida, "representa um novo recorde do faturamento internacional, pelo segundo ano consecutivo" e demonstra a "resiliência e o potencial do mercado de viagens internacionais, mesmo em meio a desafios e mudanças no cenário global".

Pexels.com
Pexels.com
Foto: Viagem em Pauta

Os embarques contabilizaram 11,8 milhões de passageiros - 22,7% a mais que em 2022 -, dos quais 74% foram para destinos nacionais (8,71 milhões) e 26% para os internacionais (3,09 milhões).

No setor de viagens internacionais realizadas por brasileiros, os Estados Unidos estão em primeiro lugar, seguidos da Itália (2º lugar) e a Argentina (3º).

Entre as cidades mais vendidas, ainda de acordo com a Braztoa, Orlando, nos Estados Unidos, aparece no topo, Buenos Aires, na Argentina, em segundo, e o empate triplo no terceiro lugar, com Lisboa (Portugal), Roma (Itália) e Punta Cana (República Dominicana).

No quesito atrações internacionais, Walt Disney World e Universal Orlando, ambas nos Estados Unidos, são as líderes de vendas.

Viagem em Pauta
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade