Site dá dicas para evitar gafes na mesa quando estiver viajando
Compartilhar
O que para uns é normal, para outros pode ser esquisito, surpreendente ou até ofensivo. Muitas vezes, em uma viagem, você pode cometer gafes na hora de uma refeição, sem nem imaginar o porquê. Siga algumas dicas para evitar incômodos à mesa quando estiver viajando, selecionados pelo site de gastronomia The Daily Meal.
1. Nunca corte a alface de sua salada na França: isso é considerado má educação. Ao invés de cortá-la, dobre-a e coma com o garfo.
2. No México, a pontualidade não é bem-vista na hora de se juntar para uma refeição. Calcule sempre um atraso de meia hora para um almoço ou jantar.
3. Na Bulgária, nunca leve flores amarelas quando for convidado na casa de alguém. Elas simbolizam o ódio.
4. Na Inglaterra, bananas são comidas com garfo e faca. O costume vem do século dezenove, quando a fruta era vista como uma delícia exótica.
5. Desperdiçar pão na Rússia é considerado um pecado, ou uma grande falta de respeito.
6. Na Alemanha, é falta de educação cortar batatas com uma faca. Ao invés de cortá-las, os alemães costumam esmagá-las com o garfo.
7. No Japão, gorjetas são consideradas ofensivas, vistas como uma esmola. Mas com o aumento dos visitantes ocidentais ao país nos últimos anos, aceitá-las ficou mais habitual.
8. Se estiver na Áustria, não brinde sem olhar para os olhos da outra pessoa. Austríacos dizem que isso pode trazer dez anos de sexo ruim.
9. No Marrocos, não se surpreenda se as pessoas jogarem ossos, e outras partes não comestíveis sobre a mesa. Isto é permitido se a mesa estiver coberta por plástico.
10. Beber cerveja no gargalo é considerado falta de educação na Tanzânia. A bebida deve ser servida em um copo.
11. Na hora de comer massas na Itália, não espere os pratos dos outros chegarem para começar. No entanto, se a comida for outra, é necessário esperar todos estarem servidos.
12. Desde a época da realeza francesa, a etiqueta indica que as mãos devem estar sempre visíveis, e não embaixo da mesa. A lenda diz que esta regra evitava comportamentos inapropriados com os companheiros de mesa.
13. Nunca leve vinho para uma anfitriã no Portugal, isso é considerado um insulto.
14. No Egito, colocar sal na própria comida é visto como uma ofensa para com a pessoa que cozinhou a refeição.
15. Na tribo dos Kagoro, na Nigéria, mulheres são proibidas de comer com colher.
16. Não se assuste se o garçom servir chá até sua xícara transbordar! Este é o costume no Egito.
17. No Afeganistão, coma apenas com a mão direita. Os convidados comem primeiro, e se sentam no lugar que estiver mais longe da porta. Se um pedaço de pão cair no chão, levante-o, beije-o, e coloque-no à altura de sua testa antes de colocá-lo novamente sobre a mesa.
18. Na França, nunca peça para levar seus restos para viagem. Acabe sua comida ou deixe as sobras no prato.
19. Em uma viagem à Mongólia, se lhe oferecerem vodka, jogue algumas gotas com seus dedos para o lado e algumas no chão. Depois, encoste seu dedo na testa e beba.
20. No Japão, coma sua sopa de macarrão sugando e fazendo barulho: é uma senha de que você está apreciando a refeição, e provando todos os sabores ao mesmo tempo.
21. Na Rússia, beber vodka faz parte da vida do dia-a-dia, e recusar quando alguém oferece um pouco da bebida é visto como uma ofensa.
1. Ilhas Whitsunday, Austrália
As Whitsunday são 74 ilhas no coração da Grande Barreira de Coral, no nordeste da Austrália. Praias paradisíacas e mergulhos em águas cristalinas com centenas de espécies de peixes, corais, e até golfinhos e baleias, predominam, em um cenário ideal para curtir a dois. Mas o melhor jeito de fazer a grande pergunta pode ser durante um passeio de helicóptero, ao sobrevoar o Heart Reef, um recife com uma forma quase perfeita de coração
Foto: Tourism Australia / Divulgação
Londres, Inglaterra
Londres tem um charme diferente com muitos pontos românticos, seja em seus parques bem cuidados ou em seus monumentos à beira do rio Tâmisa. Para fazer um pedido de casamento com muito estilo é possível alugar uma cabine do London Eye, a roda gigante inaugurada no começo do milênio, para um jantar romântico. Velas, champanhe, e uma vista panorâmica incomparável sobre Londres criam o clima perfeito
Foto: Getty Images
Paris, França
Paris é a cidade romântica por excelência, com inúmeros pontos que parecem feitos sob medida para um momento a dois. E o melhor é ir além de clichês como a Torre Eiffel ou o Arco do Triunfo. O Jardin du Luxembourg, um dos parques prediletos dos parisienses, tem um lugar muito especial para um pedido de casamento: a Fonte de Médici, feita sob encomenda da rainha Maria de Médici no século dezessete, em homenagem ao amor que sentia por seu falecido marido
Foto: Getty Images
Verona, Itália
Verona, terra de Romeu e Julieta, não poderia deixar de ser uma cidade romântica. A lenda diz que a "varanda de Julieta", na Piazza delle Erbe, data da época dos famosos amantes, mas, na verdade, ela foi adicionada em 1936. O melhor lugar para passar um momento de romance e pedir a mão de sua amada é o Giardino Giusti, um parque da época da Renascença, com construções antigas e uma vista impagável sobre a cidade do norte da Itália
Foto: stock.xchg / Divulgação
Viena, Áustria
Difícil dizer se é por sua bela arquitetura, suas pontes sobre o Danúbio ou sua rica cena cultural, com óperas e música clássica, mas Viena é uma das capitais mais charmosas da Europa. O palácio de Schonbrunn, um dos cartões-postais mais famosos da cidade, tem belos jardins, criados no século dezessete, com muitos cenários pra lá de românticos
Foto: Viena Turismo/Popp & Hackner / Divulgação
Nova Orleans, Estados Unidos
É fácil se apaixonar pela cidade de Nova Orleans, com seu ambiente diferente, sempre acompanhado por ritmos como Jazz e Blues. A famosa Bourbon Street é ótima para um passeio divertido, tomando drinques e vendo shows de música ao vivo. Mas para um momento mais íntimo e um pedido de casamento especial, busque a sombra das grandes árvores do Audubon Park
Foto: Alex Demyan/New Orleans Tourism / Divulgação
Agra, Índia
O Taj Mahal é um dos mais belos monumentos no planeta em homenagem ao amor. Ele foi construído no século VII pelo imperador Shah Jahan, em homenagem à sua falecida esposa, em mármore. Para erguer o Taj Mahal, foram necessários mais de mil elefantes e 20 mil homens. O resultado, um dos lugares mais românticos do mundo, dura até hoje.
Foto: Getty Images
Granada, Espanha
Granada é uma das mais belas cidades do sul da Espanha, com muitas influências do longo período em que a região foi dominada pelos árabes. A Alhambra é uma antiga fortaleza e palácio do século treze, com belíssimos jardins e uma arquitetura imponente que faz do local a atração turística mais visitada da Espanha. Para ter um momento romântico, a dica é entrar no coração do Albaicin, o bairro árabe da cidade e suas pequenas ruas e praças
Foto: stock.xchng / Divulgação
São Francisco, Estados Unidos
A cidade de San Francisco é uma das mais charmosas e descoladas do litoral oeste dos Estados Unidos. Mas um lugar diferente e charmoso da cidade, que atrai mutos casais, é o Palácio da Legião de Honra, museu de belas artes situado num edifício inspirado na arquitetura francesa, com uma bela vista sobre a baía de San Francisco e a ponte que virou cartão postal da cidade, o Golden Gate
Foto: stock.xchng / Divulgação
Vancouver, Canadá
Situada no oeste do Canadá, Vancouver é uma cidade cercada por montanhas, frente ao oceano Pacífico. Quando o clima permite, o lugar mais romântico da cidade, ideal para um pedido de casamento, é sem dúvida alguma, o Queen Elizabeth Park, com mais de cem hectares de um espaço verde bem cuidado, com flores e plantas, e muitos lugares agradáveis para um passeio