Tour na Serra Gaúcha mostra produção de barril de vinho
Eugenio Mesacaza é um dos últimos tanoeiros da Serra Gaúcha [...]
Nem só com vinhos tranquilos e espumantes premiados se faz turismo no interior do Rio Grande do Sul.
No galpão da Mesacaza, em Monte Belo do Sul, a rotina do experiente Eugenio Mesacaza, um dos últimos tanoeiros da Serra Gaúcha, parece a mesma da época em que ele aprendeu a montar barris de vinho com o pai.
A propósito, tanoeiro é o nome dado ao profissional que produz barris de madeira para armazenamento de vinhos e cachaças.
Como se faz um barril de vinho
O salão com madeiras por todos os lados até parece uma imensa marcenaria.
Mas as peças começam a se encaixar, literalmente, quando Eugenio Mesacaza e o filho Mauro detalham o processo de fabricação de tonéis com madeiras como bálsamo, cabreúva, grápia, umburana e carvalho recondicionado.
Cada vez que um barril sai terminado, seu Eugenio ainda olha a peça com o mesmo fascínio da época em que aprendeu o ofício com o pai Miguel Arcângelo, aos 15 anos de idade. Na época, um barril de 500 litros demorava em média uma semana para ficar pronto.
Eugenio e o filho mantêm a tradição da confecção artesanal dos barris, mesmo com a queda do número de pedidos, devido ao uso cada vez mais comum de tanques de inox nas vinícolas.
Com peças exportadas para os Estados Unidos e países europeus como França, Irlanda e Escócia, a empresa produz por semana cerca de 30 barris de 225 litros e outros 10 de 700 litros.
É tudo tão exclusivo que, para a visita gratuita, eles só recebem famílias e pequenos grupos, mediante reserva antecipada.
No local, é possível também provar cachaças parceiras em barris da Mesacaza.
VEJA VÍDEO
SAIBA MAIS
Tanoaria Mesacaza
Rua Dom Luiz Colussi, s/n - Monte Belo do Sul/RS
O tour com grupos de até seis pessoas dura cerca de 1h e acontece de quarta a sábado, das 9h às 12h e das 13h às 16h.
R$ 40 por pessoa (é preciso agendar com antecedência)
tanoariamesacaza.com.br