Script = https://s1.trrsf.com/update-1736967909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Tour por olivais e degustação de azeite na Serra da Mantiqueira

Fazenda do premiado Azeite Sabiá, em Santo Antônio do Pinhal, organiza passeios com degustação pela produção do óleo

29 fev 2024 - 10h04
Compartilhar
Exibir comentários

O cultivo das oliveiras não tem uma extensa tradição no Brasil, mas cresceu durante a última década. As árvores gostam de clima temperado e se espalharam principalmente pela Região Sul do país e também pela Serra da Mantiqueira , entre São Paulo , Minas Gerais e Rio de Janeiro

As montanhas embelezam a paisagem na fazenda do Azeite Sabiá
As montanhas embelezam a paisagem na fazenda do Azeite Sabiá
Foto: Azeite Sabiá/Divulgação / Viagem e Turismo

Nessas árvores de tronco retorcido e copa frondosa nascem as azeitonas e delas se extrai o azeite. Com a expansão da cultura no Brasil, marcas passaram a abrir as porteiras de suas fazendas e guiar visitantes no passo a passo da produção do óleo - esse é o olivoturismo.

Passear aos pés de uma oliveira de 300 anos e degustar diferentes rótulos são algumas das experiências que fazem parte do tour na fazenda do Azeite Sabiá , em Santo Antônio do Pinhal , na Serra da Mantiqueira paulista. 

Santo Antônio do Pinhal é vizinha de Campos do Jordão, mas se destaca por seus ares mais bucólicos. O forte das atrações na cidade está no campo com suas paisagens verdejantes, pousadas confortáveis e ateliês de movéis e decorações. Confira um guia completo do que fazer no destino, com opções de hospedagem e alimentação clicando aqui.

O Azeite Sabiá foi reconhecido como "Empresa do Ano" pelo LODO Guide , tradicional concurso italiano de azeites de oliva extravirgem, em 2023. A empresa acumula mais de 80 prêmios internacionais, como dois pódios consecutivos entre os dez melhores do mundo da premiação espanhola EVOOLEUM .

Na Fazenda do Campo Alto, unidade paulista do  Azeite Sabiá, o passeio dura em torno de uma hora e se inicia embaixo de uma oliveira plantada no Uruguai, no século 18, e trazida ao Brasil, em 2018. A equipe de guias segue acompanhando os visitantes pelo jardim de oliveiras com mais de cinco mil pés plantados, onde a maior parte da colheita é feita manualmente. 

À esquerda, a tricentenária oliveira argentina
À esquerda, a tricentenária oliveira argentina
Foto: Azeite Sabiá/Reprodução / Viagem e Turismo

Os azeites se diferenciam especialmente pela acidez: quanto menos ácido, melhor a sua qualidade. Essa característica é determinada pela qualidade dos frutos e seu tratamento. No caso do extravirgem, considerado o melhor tipo, a extração do óleo pode ser feita apenas com processos mecânicos sem adição de substâncias químicas.

As especificidades da produção do óleo extravirgem são conhecidas no lagar da fazenda do Azeite Sabiá . Lá, ocorre a transformação da azeitona em azeite com a moagem, separação em centrífuga e filtração. 

O passeio se encerra com a degustação de diferentes rótulos acompanhados de pão, queijo e frutas para demonstrar diferentes possibilidades de harmonização. Ao final, é possível passar na lojinha e comprar azeites e cosméticos da marca.

Serviço

Quando? De quinta a segunda-feira, às 10h, 11h30, 14h30 e 16h.

Quanto? R$ 59 por pessoa. É preciso agendar a visita pelo WhatsApp (12) 3666-2282.

Onde? Fazenda do Campo Alto, Estrada Municipal Pedro Joaquim Lopes, 3931, Bairro Lageado - Santo Antônio do Pinhal, SP.

Viagem e Turismo
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade