Trem rápido liga Santiago do Chile a Chillán
A estação de esqui com águas termais agora está a uma viagem de quatro horas de distância
Em abril, um trem rápido passou a ligar Santiago a Chillán. A estação de esqui fica 407 km ao sul da capital, aos pés de três vulcões adormecidos - Viejo, Nuevo e Nevados -, e tem como diferencial a presença de águas termais que abastecem os spas e as piscinas dos hotéis.
Considerado o mais rápido da América do Sul, o trem da Empresa de Ferrocarriles del Estado (EFE) faz a viagem em quatro horas atualmente. O plano é que a duração da viagem diminua até chegar a 3h30 conforme algumas obras e melhorias da ferrovia são finalizadas.
O trem com quatro vagões parte da Estação Central de Santiago às 7h e às 17h50. Na volta, a partida de Chillán acontece às 6h45 e às 17h25. Entre um destino e outro, há dez paradas.
As passagens podem ser compradas através do site da EFE e custam a partir de 15 mil pesos, cerca de R$ 86 ( consulte a cotação do dia). O bilhete permite levar um artigo pessoal e uma mala de mão de até 10kg. Para levar bagagens maiores, de até 20kg, é preciso pagar por peça 10 mil pesos, cerca de R$ 57.
A partir de Santiago, também é possível ir a Chillán de carro (5 a 6 horas de viagem) ou de avião, pousando no Aeroporto de Concepción (1 hora de voo + 2h30 de carro).
Veja as melhores passagens para Santiago