El Caracol reúne espécies exclusivas de Aguascalientes
A cidade mexicana de Aguascalientes não é famosa apenas por seu passado ligado às ferrovias ou pela tradicional Feira de São Marcos. Ela também conta com uma rica fauna, que inclui algumas espécies encontradas apenas em suas proximidades, como o Aguascalentia wilson, um tipo de camelo parecido com as lhamas sul-americanas. E você pode conhecer um pouco mais sobre esses animais no Parque El Caracol, que oferece, ainda, outras interessantes atrações.
O nome do espaço vem do formato de um reservatório de água construído em 1730 e que leva a uma verdadeira viagem à Aguascalientes colonial. A estrutura, que fica sete metros abaixo solo, servia de ponto de encontro dos aquedutos subterrâneos da região, e é considerado um dos mais importantes sistemas hidráulicos subterrâneos feitos pelos espanhóis nas Américas.
O parque também abriga a cova de Juan Chávez, um dos bandoleiros mais temidos do México no século 19. Sua biografia é cercada de lendas, incluindo a de tesouros que ele teria deixado escondidos pelo país antes de sua morte, e que jamais foram encontrados.
Em El Caracol é possível, ainda, visitar as pequenas ilhas do parque que se tornaram um refúgio de aves migratórias de beleza singular, como garças, patos canadenses e pelicanos. Esses pássaros fazem do espaço seu habitat temporário durante o inverno, proporcionando um lindo espetáculo para os visitantes.
Finalmente, na Zona de Paleoesculturas o visitante pode ficar frente a frente com mais de 40 réplicas de animais pré-históricos em tamanho natural. Elas representam espécies que habitaram a região, como mamutes, tigres-dentes-de-sabre e gliptodontes (antepassado distante do tatu), além de espécies únicas que levam o nome da cidade, como o já citado Aguascalentia wilson e o Bison aguascalentesis (bisonte), entre outros.
Serviço
Parque El Caracol
Av. Aguascalientes, s/n, esquina com a Av. Perseo
+449 974-1160