Script = https://s1.trrsf.com/update-1730403943/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js

Aguascalientes

Igreja em Aguascalientes é uma das joias do barroco mexicano

Compartilhar
Exibir comentários
Inaugurado em 1796, o Templo do Senhor de Encino impressiona por sua arquitetura e pelas obras de arte que decoram seu interior
Inaugurado em 1796, o Templo do Senhor de Encino impressiona por sua arquitetura e pelas obras de arte que decoram seu interior
Foto: Creative Commons

Uma antiga lenda muito conhecida em Aguascalientes conta que um morador da cidade, ao cortar um tronco de encino (árvore característica do México), encontrou dentro dele uma imagem de Jesus Cristo. Verdade ou não, o fato é que a história deu origem a um dos mais importantes símbolos do barroco mexicano: o Templo do Senhor de Encino.

Todos os anos, o santuário atrai inúmeros fieis que, em 13 de novembro, peregrinam à cidade para celebrar a milagrosa aparição da imagem. Localizado no coração do bairro de Triana, um dos mais antigos e tradicionais de Aguascalientes, o templo começou a ser construído em 1773, e só foi inaugurado 23 anos depois. Apesar das características próprias do final do século 18, a arquitetura do lugar já traz alguns traços típicos do estilo neoclássico e até alguns elementos neogóticos.

Aguascalientes, México: Uma mistura de estilos e ingredientes na culinaria local:

Também chamam a atenção dos visitantes os enormes quadros que dominam as paredes laterais do interior da construção. A coleção retrata a Via Crucis percorrida por Cristo em obras que datam de 1798 e são de autoria de Andrés Lopez, um dos principais pintores mexicanos da época.

Na frente da igreja é possível ainda visitar o Jardim de Encino, inaugurado em 1890. As inscrições nos azulejos da fonte central fazem referência à fundação do bairro de Triana, no século 16, e lembram do primeiro colono do local: Don Hernán González Barrocal. Completam a decoração flores e árvores diversas, como pinheiros, além de bancos de ferro.

Para completar, a antiga casa do pároco foi confiscada pelo governo mexicano e desde 1976 abriga o Museu José Guadalupe Posada, que leva o nome de um famoso cartunista e gravurista nascido em Aguascalientes. O espaço reúne um amplo acervo de obras do artista, e recebe várias exposições temporárias, além de contar com oficina de gravura, área infantil, loja de souvenires e um espaço para pesquisa sobre a vida e obra de Posada.

Fonte: PrimaPagina
Fonte: Terra
Compartilhar
Seu Terra