Loja em Aguascalientes vende chocolate dos maias e astecas
A história do chocolate está intimamente ligada à dos povos que habitavam as Américas antes da chegada dos espanhóis, muitos deles originários da região que hoje é o México. E toda esta tradição pode ser conferida na chocolateria Xocolatl Mexica, de Aguascalientes, que tem a proposta de fabricar e servir a guloseima de acordo com os preceitos estabelecidos ao longo de 4 mil anos de história.
No espaço, é possível conhecer a trajetória do chocolate desde suas origens até a forma que conhecemos hoje. A criação é atribuída aos mokayas e olmecas, dois povos que habitavam a região sul do atual México quase dois mil anos antes de Cristo. Eles utilizavam o cacau na preparação de uma bebida com água, denominada “xocolatl”.
Esta tradição foi mantida quando os maias dominaram a região, e os diversos usos possíveis da semente do cacau foram passados aos astecas, que veneravam o chocolate como uma bebida dos deuses. Finalmente, estes últimos ofereceram o chocolate aos invasores espanhóis, que levaram a descoberta à Europa, onde ele foi modificado e ganhou o aspecto atual.
Seguindo esta história milenar, o Xocolatl Mexica surgiu em 1989 com a proposta de fabricar um chocolate feito 100% de cacau, sem qualquer outro tipo de aromatizante artificial ou conservante.
O cacau utilizado no local é cultivado no litoral do estado de Chiapas, no sul do México – mesmo espaço utilizado pelas antigas civilizações. Além disso, o chocolate ali produzido dispensa o uso de quaisquer pesticidas ou produtos químicos, trazendo qualidade e sabor únicos à guloseima, que é fabricada de maneira artesanal.
Entre os produtos que podem ser encontrados na chocolateria estão bebidas tradicionais ou com aditivos como canela, pimenta, hortelã, baunilha e magnólia. Além das opções líquidas, também é possível adquirir barras e até mesmo um tipo de mel produzido com cacau.
Serviço
Xocolatl Mexica
Calle Nieto, 115, Centro
+449 171-3603