Script = https://s1.trrsf.com/update-1730403943/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js

Aguascalientes

Parque temático conta a história do trem em Aguascalientes

Compartilhar
Exibir comentários
Locomotiva La Burrita, que realizava o trajeto de Aguascalientes e Irapuato, se destaca na entrada sul da Plaza de las Tres Centurias
Locomotiva La Burrita, que realizava o trajeto de Aguascalientes e Irapuato, se destaca na entrada sul da Plaza de las Tres Centurias
Foto: José Camba/Creative Commons

Até o fim do século 19, o norte do México era um grande deserto com alguns vilarejos isolados. Essa situação começou a mudar quando as linhas de ferro chegaram à região, e logo Aguascalientes se destacou como um dos grandes centros ferroviários do México. Esse processo se completou com a inauguração da estação da cidade, em 1911. Para homenagear essa tradição e contar como os trens mudaram a cara da região, em 2003 a Plaza de las Tres Centurias, onde fica a estação, foi transformada em um parque temático que abriga o Museu Ferroviário, instalado no antigo armazém de cargas da estação.

Logo na entrada do parque os visitantes são recebidos pela locomotiva “La Burrita”, que realizava o trajeto de quase 200 quilômetros entre Aguascalientes e a cidade de Irapuato. Em ótimo estado de conservação, ela desempenhou um importante papel no transporte de feijão, milho, goiaba, pera e uva.

Já o museu conta com um acervo de mais de 10 mil itens, entre documentos, maquinarias e ferramentas, que retratam um pouco da história das ferrovias na região. Além disso, ele recebe exposições temáticas, como uma que retrata a transição das locomotivas a vapor para as movidas a diesel.

Aguascalientes, arte e bom gosto combinado com uma rica história:

O edifício da antiga estação de trens é um belo exemplar da arquitetura colonial californiana, trazendo também a influência de alguns elementos espanhóis. Nos últimos anos ele passou por um cuidadoso trabalho de restauração, permitindo que os visitantes façam uma viagem ao começo do século passado, quando o edifício foi inaugurado.

O parque abriga ainda o Jardim da Estação, um dos espaços favoritos dos ferroviários nos tempos áureos desse meio de transporte. Ali encontram-se também as fontes dançarinas, que criam um lindo espetáculo aliando água, luzes e cores. Ela pode reproduzir mais de 60 cores diferentes, e alcançar 12 metros de altura. Outra atração cultural que merece destaque é o Teatro Vagão, onde espetáculos são encenados no interior de um vagão de trem.

Serviço

Plaza de las Tres Centurias

Avenida Alameda, 301

+449 994-2757

Fonte: PrimaPagina
Fonte: Terra
Compartilhar
Seu Terra