Roupa em Aruba tem imposto 20 vezes menor que no Brasil
Na maioria das vezes, reuniões corporativas envolvem roupa social, jantares ou coquetéis. Um descuido na hora de comer e, pronto: a camisa ganha uma mancha quase impossível de tirar. Ou então, um rasgo inesperado na saia causa o maior constrangimento. Dependendo do tamanho da encrenca, é mais prático comprar uma peça nova.
Em Aruba, o preço das roupas pode seduzir, já que o imposto cobrado sobre as peças é de 1,52%, muito menor que os mais de 30% do Brasil. Em shoppings como o Palm Beach Plaza há lojas de marcas internacionais como Salvatore Ferragamo e Benetton, e no Paseo Herencia Mall existe uma filial da Lacoste. Vale ressaltar, artigos como perfumes são livres de impostos – na loja onde são vendidos tem que estar expresso “Duty Free”, ou seja, sem taxas.
Mas se a ideia é substituir a peça danificada ou aproveitar o baixo imposto do país, o Renaissance Mall é o local mais indicado. Localizado no centro de Oranjestad, a capital, o shopping conta com grifes como Diesel, Calvin Klein e Louis Vuitton, além de Carolina Herrera, Gucci, Ralph Lauren, Ermenegildo Zegna e Façonnable, marcas que oferecem ternos prontos ou sob medida, e peças sociais (camisas, calças e gravatas).
Em geral, as lojas funcionam de segunda a sábado das 9h às 18h. Algumas delas fecham entre 12h e 14h – o horário pode ser estendido para contemplar o público dos cruzeiros turísticos, que aportam a poucos metros dali.
Se a emergência for uma camiseta para dormir ou um filtro solar, o próprio gift shop do hotel pode resolver o problema. Grandes hotéis costumam ter uma loja com o básico: toalha, protetor solar e souvenires que incluem camisetas e chaveiros. Vale até para quem esqueceu de levar a famosa lembrancinha de viagem para a família.