Bogotá tem complexo hoteleiro de 160 mil m2
Localizado a apenas dez minutos do Aeroporto Internacional Eldorado, o bairro de Ciudad Salitre é o principal centro empresarial de Bogotá. Na região ficam inúmeros escritórios de companhias colombianas e estrangeiras, além de algumas entidades governamentais. Por isso, para quem viaja a negócios, não há lugar melhor para ficar.
E hotel é o que não falta. Dos 12.600 quartos disponíveis para turistas na capital colombiana, 1.500 estão em Ciudad Salitre. Lá estão os estabelecimentos das principais redes, entre eles o Marriott Bogotá.
A grande atração do bairro, no entanto, é o Capital Towers, maior complexo hoteleiro da Colômbia, com uma área de 160 mil m2. Inaugurado em 2011, é formado pelo Hotel Tryp e pelo Bogotá Wyndham, que, juntos, reúnem 500 quartos, 14 lojas e 547 vagas de estacionamento espalhadas por três subsolos.
O projeto do Capital Towers é da rede hoteleira Diplomat Hotels, que, em parceria com a construtora Luis F. Enterprise Network Correa, pretende construir 100 hotéis na Colômbia nos próximos dez anos para aproveitar o potencial turístico do país. Segundo o Bogotá Convention Bureau, a capital da Colômbia é o sexto destino preferido para realização de eventos corporativos na América Latina e a cidade pretende subir dois postos no ranking até 2016.
Em setembro de 2012, o gerente geral da Diplomat Operadores Hoteleiros, Pablo Nieto Loaiza, declarou ao jornal de negócios Portafolio que o turismo na Colômbia tende a triplicar em curto prazo, já que as condições de segurança melhoraram e muitas empresas internacionais têm migrado para o país. Loaiza, no entanto, reconhece que ainda há muito o que fazer, e que a segurança é o principal fator para atrair turistas.