Colômbia não exige visto nem passaporte de brasileiros
Entrar na Colômbia é muito fácil para os brasileiros: nossos vizinhos não exigem visto e é possível viajar apenas com a carteira de identidade. Mas preste atenção com o câmbio: só é possível trocar reais pela moeda local, o peso colombiano, no próprio país. E você vai precisar do dinheiro para pagar o táxi ou alugar um carro para percorrer os 15 km que separam o Aeroporto Internacional El Dorado do centro da cidade.
Documentos de viagem
Os brasileiros não precisam nem de passaporte para entrar na Colômbia, basta apresentar a carteira de identidade (RG). Outros documentos, como carteira de motorista, certidão de nascimento e CPF, no entanto, não são aceitos.
Companhias aéreas
No total, cinco companhias aéreas oferecem voos para Bogotá partindo de São Paulo ou Rio de Janeiro: TAM, Avianca, Copa, LAM e Taca.
Aeroporto Internacional El Dorado
É o mais importante da Colômbia e o terceiro mais movimentado da América Latina. Para chegar ao centro da cidade, o aeroporto oferece serviço de táxi, na saída dos terminais. A tarifa mínima é de 3.200 pesos colombianos (R$ 3,60) e os motoristas aceitam dólares. Outra opção é alugar um carro em uma das empresas que oferecem o serviço dentro do terminal. Na Colômbia, o brasileiro pode usar a carteira de habilitação nacional para dirigir.
Site do Aeroporto Internacional El Dorado: www.elnuevodorado.com
Moeda
O peso colombiano é a moeda oficial do país. A troca de reais por pesos só pode ser feita na Colômbia, por isso troque somente o necessário para não voltar com a moeda estrangeira. Além disso, o comércio local não aceita reais ou dólares como pagamento. No Aeroporto Internacional El Dorado há uma casa de câmbio no primeiro andar, ao lado da Porta 4.