Script = https://s1.trrsf.com/update-1736170509/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js

Caracas

Venezuela exige visto de brasileiro que viaja a negócios

Compartilhar
Exibir comentários
Antes de desembarcar no Aeroporto Internacional de Maiquetía Simón Bolívar, o brasileiro que viaja a negócios tem de solicitar um visto especial a algum dos consulados da Venezuela no Brasil
Antes de desembarcar no Aeroporto Internacional de Maiquetía Simón Bolívar, o brasileiro que viaja a negócios tem de solicitar um visto especial a algum dos consulados da Venezuela no Brasil
Foto: Creative Commons

Desde 2007, brasileiros que queiram ir à Venezuela apenas a turismo não precisam mais de visto. Basta levar o passaporte. A exigência, no entanto, ainda persiste para quem viaja a negócios.

O procedimento para pedir o visto de negócios não é exatamente simples. Todas as informações necessárias podem ser obtidas junto aos consulados da Venezuela no Brasil, mas o trâmite exige, entre outras coisas, o preenchimento de um formulário, carta convite da empresa que o viajante representa e uma entrevista pessoal. O prazo de entrega do visto, depois de realizados todos os trâmites, é de 72 horas.

Os únicos voos diretos para Caracas são os que saem de São Paulo. Apenas a Gol e a Tam operam, diariamente, aviões que voam do Aeroporto Internacional de Guarulhos, sem paradas, até a capital venezuelana.

O Aeroporto Internacional de Maiquetía – Simón Bolívar é o principal do país. Fica no município de Maiquetía, na região metropolitana de Caracas, a cerca de 20 quilômetros do centro da capital. Existem ônibus expressos que fazem o percurso. Para quem optar em pegar um táxi, o Consulado Geral do Brasil em Caracas faz um alerta: deve-se tomar cuidado com um golpe no qual o taxista tenta colocar um desconhecido no veículo, pois, na verdade, isso seria uma tentativa de assalto. O mais seguro, portanto, é optar por alguma das empresas de táxi que têm balcão dentro do próprio aeroporto.

A moeda oficial da Venezuela é o Bolívar Fuerte. Em fevereiro de 2013, ela passou por uma desvalorização de 32% em relação ao dólar. Pelo atual câmbio fixo, US$ 1 vale 6,30 bolívares. O mercado paralelo, no entanto, é muito forte no país e paga taxas bem melhores. Deve-se, no entanto, tomar cuidado se fizer a opção por trocar dinheiro com os vários cambistas de rua que já abordam o viajante logo na saída do aeroporto internacional. Há sempre o risco de o viajante sofrer algum tipo de golpe.

Consulados da Venezuela no Brasil

Consulado Geral da Venezuela em São Paulo

Rua General Fonseca Teles,

No. 564 - Jardim Paulista

Telefone: (11) 3052 1397

E-mail: convensp@telnet.com.br

Consulado Geral da Venezuela no Rio de Janeiro

Av. Praia de Botafogo, 242 Quinto Piso

Botafogo

Telefone: (21) 2554 5955

E-mail: consuvenrj@novanet.com.br

Fonte: PrimaPagina
Fonte: Terra
Compartilhar
Seu Terra