Museu da tequila conta história da mais mexicana das bebidas
Se a caipirinha é a mais brasileira das bebidas, existem poucas coisas tão mexicanas quanto a tequila. Por isso, é praticamente impensável ir à Cidade do México e não tomar ao menos uma dosa dessa bebida. E se você quiser ter uma experiência um pouco mais completa, o ideal é fazer uma visita ao Museu da Tequila e do Mezcal.
Uma lenda conta a história da produção da bebida. Segundo a tradição, a deusa asteca Mayahuel, que era adorada por sua beleza, se tornou uma árvore para se esconder com seu amante. Esta árvore é nada menos do que o agave azul, que produz o néctar usado como ingrediente principal na fabricação da tequila.
Partido desta lenda, o museu apresenta todo o processo de produção da famosa bebida, associando isso a fatos relevantes da história do país. O espaço ainda possui uma impressionante coleção com mais de 400 garrafas, que apresenta todas as marcas igualmente e ainda reúne exemplares raros.
Localizado na Praça Garibaldi, na zona central da Cidade do México, o museu chama a atenção por sua moderna fachada, decorada com vidros translúcidos e com motivos de agave azul. Para completar o clima cultural, grupos de mariachis se apresentam o dia todo na praça.
No topo da construção que abriga o museu há um bar que serve diversos tipos de tequila para degustação. O local ainda abriga exposições temporárias, encontros musicais e conferências sobre o tema. As entradas custam 50 pesos mexicanos (menos de R$ 10) para maiores de 18 anos, e inclui uma degustação de tequila no bar do espaço.
Serviço
Museu da Tequila e do Mezcal
Praça Garibaldi, s/nº, Centro
+55 5529-1238 / 5526-6540