Script = https://s1.trrsf.com/update-1732567509/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js

cidade do Panamá

Cidade do Panamá é maior polo financeiro da América Central

Compartilhar
Exibir comentários
A Dubai das Américas: coração da economia que mais cresce na região, a capital do Panamá está se tornando um destino obrigatório para quem viaja a negócios
A Dubai das Américas: coração da economia que mais cresce na região, a capital do Panamá está se tornando um destino obrigatório para quem viaja a negócios
Foto: panama_abre.jpg

Ela não está nos grandes guias turísticos da América Latina, não tem nenhuma  grande atração conhecida internacionalmente e muita gente não sabe onde ela fica. Para quem viaja a negócios, no entanto, a Cidade do Panamá está se tornando um destino obrigatório.

Localizada às margens do Oceano Pacífico, a poucos quilômetros do famoso Canal do Panamá, a cidade se tornou, nos últimos anos, o coração da economia que mais cresceu na América Latina na última década. Segundo um relatório do Fundo Monetário Internacional (FMI) divulgado em março de 2013, a economia panamenha cresceu a uma média de 8,5% nos últimos dez anos, fazendo do país centro-americano um dos queridinhos do mundo financeiro e empresarial.

A prosperidade se deve, em grande parte, às rendas geradas pelo Canal do Panamá. Administrada pelos Estados Unidos desde sua inauguração, em 1914, a hidrovia passou para o controle do governo local em 1999. Desde então, a economia panamenha tem se beneficiado do aumento espetacular do comércio entre os países das Américas do Norte e do Sul com a China, já que o caminho mais curto entre as duas regiões passa, necessariamente pelo canal.

O aumento da riqueza se reflete nas ruas da capital, que hoje é a mais importante praça financeira da América Central. Na última década, os bairros de Punta Paitilla e Punta Pacífica – onde se concentram os negócios na cidade – se encheram de arranha-céus, sendo que dois deles já estão na lista dos 200 maiores prédios do mundo. A proliferação dessas construções, que abrigam hotéis de luxo e escritórios de grandes bancos e empresas multinacionais, rendeu à Cidade do Panamá o apelido de “Dubai latina”.

A comparação não é à toa: assim como aconteceu com o emirado árabe, a prosperidade econômica tem atraído cada vez mais turistas à Cidade do Panamá. Tradicional ponto de passagem para quem viaja ao Caribe, por muito tempo a cidade não foi mais do uma escala para fazer compras, pois os impostos são tão baixos no Panamá que muitas vezes produtos americanos custam mais barato lá do que nos próprios Estados Unidos.

Nos últimos anos, porém, a situação vem mudando. A proliferação de hotéis de luxo e a agitada vida noturna da cidade estão transformando a capital do Panamá em um destino propriamente dito, que está deixando de ser um mero lugar de passagem. Por isso, quem viaja a negócios tem cada vez mais motivos para dar uma esticada na estadia e conhecer um pouco melhor a “Dubai latina”.

Fonte: PrimaPagina
Fonte: Terra
Compartilhar
Seu Terra