Cidade do Panamá tem versão local da 'raspadinha'
Você se arriscaria a beber uma taça de chicheme? Ou quem sabe provar um pouco de raspao? Provavelmente você jamais escutou essas palavras em sua vida, mas elas se referem a bebidas típicas bastante populares na Cidade do Panamá. Aliás, o raspao é bem conhecido dos brasileiros: trata-se de uma versão local da nossa “raspadinha”, e pode ser encontrada em qualquer esquina da capital panamenha. Feito de gelo picado misturado com algum xarope de fruta – geralmente morango, uva, laranja ou limão – o raspao ganha um toque final de leite condensado e melaço, um tipo de mel feito da cana.
Já o chicheme é uma bebida que nasceu na cidade de La Chorrera, localizada 30 quilômetros ao sul da capital do país. Feita originalmente com leite de coco – devido à escassez de leite de vaca em tempos antigos – milho doce e canela, ela costuma também levar baunilha. Versátil, pode ser servida fria, quente ou com gelo. Além disso, ela é bastante nutritiva, devido à presença do milho em sua composição.
A invenção precisou de pouco tempo para ganhar fama na região por refrescar os habitantes em meio ao clima quente do país. Tanto é que hoje ela é comercializada não apenas em La Chorrera, mas também em todos os cantos da Cidade do Panamá. E o melhor: a preços bastante acessíveis.
Uma ótima maneira de provar as duas bebidas é visitar algum dos parques da capital panamenha, sempre cheios de vendedores que fazem muito sucesso comercializando esses produtos.