Script = https://s1.trrsf.com/update-1730403943/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js

Miami

Cidade tem transporte acessível e barato

Compartilhar
Exibir comentários

Uma cidade que recebe mais de 35 milhões de visitantes por ano precisa de um sistema de transporte eficiente. Em Miami, a rede pública oferece quatro opções que levam o passageiro para qualquer lugar da cidade: o Metrobus (ônibus), o Metrorail (trem), o Metromover (veículo leve sobre trilhos) e o STS (serviço de transporte especial).

De graça, o Metromover é o meio de transporte mais moderno da cidade norte-americana
De graça, o Metromover é o meio de transporte mais moderno da cidade norte-americana
Foto: Shutterstock

Com exceção do Metromover, que é gratuito, cada um tem sua própria tarifa. A maneira mais econômica de percorrer a cidade (e mais utilizada por turistas e moradores) é usando o Easy Card e o Easy Ticket, cartões pré-pagos que permitem fazer quantas viagens o passageiro quiser dentro do período estipulado.

O cartão pode ser mensal, semanal ou diário. A diferença de um para o outro é que o Easy Card permite trocar a periodicidade no momento da recarga, enquanto o Easy Ticket, não. O produto é similar ao Bilhete Único de São Paulo.

Um dos sistemas mais usados pela população é o Metrobus. Os mais de 90 ônibus percorrem toda a região de Miami e Miami Beach, além de alcançar as estações de Metrorail e Metromover do município. Neste tipo de transporte pode-se usar dinheiro ou cartões pré-pagos para pagar a passagem.

Já o Metrorail leva o passageiro do sul de Miami até o norte, em uma rota de 36 quilômetros. Os trilhos das linhas verde e laranja passam por famosas áreas da cidade, como South Miami, Brickell, Coconut Grove, Vizcaya e Downtown. A linha laranja ainda leva até o Aeroporto Internacional de Miami. O sistema só aceita o Easy Card ou Easy Ticket como pagamento.

O mais novo meio de transporte do município é o Metromover. Distribuído pela região central de Miami, o sistema faz conexão com o Metrorail e tem estações em marcos históricos, como a Freedom Tower, torre que abrigou cubanos refugiados da Revolução de 1959. O intervalo entre os trens é curto: a cada 90 segundos um coletivo chega à plataforma.

Existe ainda o STS, para pessoas com dificuldade de mobilidade, como portadores de deficiência física. O serviço existe desde 1976 e, por meio de agendamento, uma van equipada com elevador busca o passageiro na porta de casa.

Site do sistema de transporte de Miami: http://www.miamidade.gov/transit/

Mapa do sistema de ônibus: http://www.miamidade.gov/transit/library/system-maps-web.pdf

Mapa das estações do Metrorail: http://www.miamidade.gov/transit/library/metrorail-map.pdf

Mapa do Metromover: http://www.miamidade.gov/transit/library/metromover-map.pdf

Onde comprar o Easy Card: http://www.miamidade.gov/transit/easy-card-sales-outlets.asp

Fonte: PrimaPagina
Fonte: Terra
Compartilhar
Seu Terra