Veja como fugir do trânsito de Miami, um dos piores dos EUA
O tráfego em Miami é considerado um dos piores dos Estados Unidos, e seus motoristas foram apontados como os mais agressivos do país. Assim, uma boa forma de evitar problemas é conhecer como funciona o sistema rodoviário da cidade. E a boa notícia é que ele é relativamente simples, pois as ruas estão dispostas em forma de grelha, em um desenho quadriculado.
Miami divide-se em quatro quadrantes. O Norte e o Sul são separados pela Flagler Street; o Leste e o Oeste, pela Miami Avenue. O cruzamento dessas duas vias é o marco zero da cidade. As “streets” correm somente de leste a oeste. “Courts”, “roads”, “avenues” e “places” vão do norte ao sul. Por questões geográficas, nem todas as vias correm perpendicularmente umas às outras. Assim, a Brickell Avenue e a South Dixie Highway, por exemplo, têm traçados curvos em alguns trechos. Além disso, alguns municípios da região metropolitana, como Coral Gables, simplesmente ignoram o sistema de nomes.
Estradas
O trânsito também é intenso nas estradas que circundam Miami, por isso é bom ficar atento a algumas dicas. O conselho básico é evitar ir da periferia para o centro pela manhã, e do centro para a periferia no fim da tarde. Para ir ao aeroporto, por exemplo, há duas vias. A Airport Expressway SR112, além de ser considerada uma das melhores de Miami, é a mais indicada. Já a Dolphin Expressway SR 836 é conhecida pelos congestionamentos.
A melhor maneira de se deslocar por Miami é usar a grande rede de transporte público que percorre a cidade. O Metrorail, por exemplo, é o sistema de trens elevados, ideal para ir a grandes eventos que provocam congestionamentos, como jogos ou concertos musicais. Já o Metromover é um sistema circular que passa por alguns dos mais importantes pontos da cidade, como o distrito financeiro. Conectados a esses dois sistemas, ainda há o Metrobus, que serve praticamente toda a cidade, com mais de 600 ônibus e 82 linhas.