Histórica e moderna, Puebla é Patrimônio da Humanidade
De um lado, um moderno e luxuoso distrito financeiro. De outro, um centro histórico declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Puebla é assim: uma cidade cheia de contrastes, onde passado e presente convivem lado a lado, oferecendo ao visitante ótimas oportunidades de negócios, grandes atrações culturais, e, de quebra, lindas paisagens naturais.
Localizado a apenas 130 quilômetros da Cidade do México, o município tem hoje mais de 1,5 milhão de habitantes e está entre os mais antigos do país. Puebla foi fundada em 1531, apenas dez anos depois que os espanhóis conquistaram o Império Asteca. A proximidade da capital, a grande oferta de mão de obra indígena e a abundância de recursos naturais fizeram dela um importante polo econômico do México desde o período colonial.
Hoje, Puebla é uma cidade predominantemente industrial, setor que responde por cerca de 80% da economia local. Os ramos mais fortes são o têxtil e o automotivo, com muitas fábricas instaladas nos arredores do município e na sua zona metropolitana.
O poder econômico da cidade fica claro para qualquer um que circule por Angelópolis, o distrito financeiro local, que é considerado um dos mais modernos do México. Seu luxuoso centro comercial atrai inúmeros investidores nacionais e estrangeiros.
Os arranha-céus de Angelópolis estão justamente ao lado do maior tesouro de Puebla: o centro histórico, que em 1987 foi tombado pela Unesco como Patrimônio da Humanidade. São 2.600 mil edifícios históricos, nos mais variados estilos arquitetônicos, como barroco, renascentista e clássico. O mais famoso deles é a Catedral de Puebla, que foi inaugurada em 1649 e é uma das maiores da América Latina.
No coração do centro histórico fica o Zócalo, a praça principal da cidade, construída originalmente de forma similar a um tabuleiro de xadrez e que hoje conta uma fonte e inúmeras estátuas e árvores ao redor. Outra atração da região é o Bairro do Artista, onde pintores e artesão se reúnem para produzir suas obras ao ar livre, em meio aos casarões coloniais.
Como se não bastassem a prosperidade econômica e a riqueza cultural do município, os arredores de Puebla são um espetáculo à parte. A cidade é cercada por vários vulcões, como o Popocatépeti e o Iztaccíhuati – situados 40 quilômetros ao leste – e o La Malinche, ao norte, cujos picos nevados dominam a paisagem. O município ainda abriga o menor vulcão do mundo, o Cuexcomate, que tem apenas 13 m de altura e 23 m de diâmetro.
Por fim, Puebla fica perto da zona arqueológica de Cholula, que conta com a maior pirâmide do mundo em volume.