Script = https://s1.trrsf.com/update-1731009289/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js

San José

Arroz com feijão também é prato popular na Costa Rica

Compartilhar
Exibir comentários
<p>Na Costa Rica, o arroz com feijão é consumido até no café da manhã, acompanhado de torrada e frutas tropicais</p>
Na Costa Rica, o arroz com feijão é consumido até no café da manhã, acompanhado de torrada e frutas tropicais
Foto: Olaf Speier/ Shutterstock

Há muitas diferenças entre o Brasil e a Costa Rica, mas pelo menos uma coisa os dois países têm em comum: o amor pelo arroz com feijão. A população local gosta tanto da combinação que ela aparece até no café da manhã!

E por falar em pratos parecidos, os costarriquenhos também têm uma sopa de feijão. Ela é feita com feijão preto, leva ovos cozidos fatiados e tem o nome curioso de sopa negra. Além disso, é comum encontrar nas mesas da Costa Rica variações do nosso picadinho. Por lá ele é denominado picadillo e pode ser preparado com carne ou frango e vegetais.

A culinária costarriquenha não se parece só com a brasileira. O mesmo acontece quando é comparada com as cozinhas de outros países latino-americanos, como Peru, México e El Salvador. Um dos pratos mais tradicionais do país é o ceviche de banana, preparado como a receita peruana, com uma mistura de suco de limão, vinagre, cebola, azeite e pimenta, mas sem o peixe.

Como no México, o milho é bastante usado. Ele aparece nas chorreadas, que são como panquecas mais grossas, e no pozol, sopa de milho que pode levar também carne de porco ou frango, vegetais como pimentão, cenoura e tomate, e temperos como alho, tomilho e coentro. Este tipo de caldo aparece também na culinária do México, feito com milho e carne de porco; da Guatemala, onde é um caldo mais ralo, com cacau e pinole; e de El Salvador, país em que não há uma receita padrão, mas aparece tradicionalmente como uma sopa mais consistente.

O tamale é uma espécie de pamonha, feita de milho com recheio de gallo pinto, ovos e azeitonas. A guloseima também está presente nos cardápios do México e da Guatemala. Lá, eles são chamados de tamales colorados, que têm um recheio de frango ou molho à base de tomate e podem ser doces, com ameixas ou passas e amêndoas. No México eles são consumidos no dia a dia, mas também aparecem em celebrações, como o Dia dos Mortos.

Assim como na culinária mexicana, os pratos costarriquenhos levam pimenta, mas são mais suaves. Outro tempero bastante comum nas duas culturas é o coentro. Na Costa Rica é bastante comum temperar tortillas ou tamales com o molho lizano, que lembra um pouco o catchup.

Fonte: PrimaPagina
Fonte: Terra
Compartilhar
Seu Terra