Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

San José

Museu em San José guarda tesouros da arte pré-colombiana

Compartilhar
Exibir comentários
O Museu de Jade, em San José, foi criado para preservar parte importante do patrimônio cultural da Costa Rica e tem um notável acervo de arte pré-colombiana
O Museu de Jade, em San José, foi criado para preservar parte importante do patrimônio cultural da Costa Rica e tem um notável acervo de arte pré-colombiana
Foto: Ben Combee/Creative Commons

Um insuspeito prédio de uma estatal, em San José da Costa Rica, guarda uma das maiores coleções de arte pré-colombiana do mundo. A insólita união, no entanto, começou por uma boa causa. Reagindo aos constantes roubos e vendas para o exterior de peças arqueológicas importantes, o Instituto Nacional de Seguros (INS) passou, em 1971, a comprar objetos de colecionadores e a receber outras em doação. Em 1977, a estatal criou um museu para a exibição pública do que fora até então adquirido. Em 1980, a instituição recebeu o nome pelo qual é até hoje conhecida: Museu do Jade.

O nome se justifica porque as estrelas da entidade são as cerca de 6.000 peças feitas com a bela pedra de tom esverdeado, e que representam um testemunho da arte extremamente bem feita pelos povos indígenas antes da chegada de Cristóvão Colombo ao continente americano. As peças mais antigas – entre joias, esculturas e vasos – são datadas de 500 anos antes de Cristo. A instituição, por sinal, não se contentou em apenas acumular peças, mas também promoveu estudos sobre elas, além de patrocinar investigações arqueológicas em busca de novos achados.

Os objetos de jade, no entanto, não são a única atração do museu, apesar de chamarem muita atenção por sua beleza. Há, também, outras peças pré-colombianas feitas dos mais diversos materiais, como terracota, cerâmica e até dentes humanos, usados em um impressionante vaso.

A coleção é dividida em quatro seções – arqueologia, arte, etnografia e numismática. A divisão se justifica pois o museu também incorpora muitos objetos de arte contemporânea costarriquenha e moedas antigas. Além disso, é espaço para exibições de artistas nacionais e para exposições internacionais. Por outro lado, seu acervo funciona como uma espécie de embaixador informal da Costa Rica, pois muitas de suas peças já foram exibidas em diversas instituições pelo mundo afora.

Museu de Jade

Esquina da Avenida 7 com as Calles 9 e 11

Tel.: 00XX506-2287-6034

De segunda à sexta, das 8:30 às15:30

Sábados, das10h às 14h

Fonte: PrimaPagina
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade