Vulcão da Costa Rica une beleza natural e aventura
Vulcões são uma espécie de patrimônio nacional da Costa Rica, e uma excelente atração para os turistas. O país conta com nove desses fenômenos geológicos, que expelem fumaça, cinzas e lava quando ativos. Encarar a subida até o topo exige um pouco de preparo físico, mas a vista compensa o esforço.
Um dos vulcões mais visitados da nação caribenha é o Poas, localizado no parque nacional de mesmo nome, a 37 km de San José. Fácil de chegar (recomenda-se fazer o tour com agências especializadas), fica em uma área ambiental preservada de aproximadamente 65 km² - 16 vezes o tamanho do Central Park, em Nova York (EUA).
O lago Botos (nome em referência aos antigos moradores da região) é um tipo de recompensa para quem sobe os mais de 2700 metros de altura. Situado no centro de uma cratera de 1320 km de diâmetro, sua água de cor azul-turquesa encanta pela beleza natural.
Já na outra cratera (sim, há duas delas no vulcão), a cortina de fumaça que se forma constantemente no local revela sua atividade. A explicação é simples: a água da chuva cria um pequeno lago, que se evapora ao penetrar as fendas de rocha quente – daí o show de fumaça.
Uma das vantagens de visitar o vulcão Poas é boa estrutura que o parque oferece. O complexo conta com restaurante, centro de atendimento ao turista, lojas de souvenirs, uma exposição de insetos locais, uma sala com vídeos e maquetes sobre a geologia da Costa Rica, um anfiteatro, trilhas sinalizadas e área de estacionamento. Não há hotel. Leve tênis confortável, roupas leves e óculos escuros. Em dias nublados, a temperatura no topo do vulcão pode estar fria.
Volcán Poás National Park
Província de Alajuela (37 km de San José)
Tel.: 00xx 1 506 2442-7041
Todos os dias, das 8h30 às 15h30
Melhor época: entre janeiro e abril
Entrada: R$ 14