Zoológico de San José mostra a fauna diversa da Costa Rica
Vulcões, montanhas, florestas e belas paisagens fazem da Costa Rica um país famoso por suas maravilhas naturais. E uma boa maneira de se conhecer um pouco da diversidade biológica da ilha é visitar o Zoológico Simón Bolívar, em San José.
Inaugurado em 1921, o local surgiu com a missão de preservar espécies ameaçadas de extinção e servir de espaço educativo para a população, além de incentivar a investigação científica.
Um dos destaques da fauna local é a anta-de-baird, considerado o maior mamífero da Costa Rica. O animal de hábitos noturnos chega a pesar meia tonelada e está ameaçado de extinção pelo desmatamento das florestas do país, seu habitat natural. Chamada de jaguar pelos costarriquenhos, a onça-pintada também atrai muitos olhares dos visitantes, sendo considerado o maior felino das Américas.
O quati-de-nariz-branco, por sua vez, é típico da América Central, e lembra bastante o guaxinim. Porém, como acontece em todas as partes do mundo, quem rouba mesmo a cena do parque é o leão.
O zoológico também abriga algumas espécies bem brasileiras, como a jaguatirica, conhecida no país como ocelote. O gato-maracajá, parente próximo da jaguatirica, também pode ser visto nos viveiros do local. Outro mamífero encontrado no Brasil, mas pouco conhecido do público, é o jupará, que chega a 80 centímetros de comprimento e costuma habitar as copas das árvores.
Além dos mamíferos, o local conta ainda com 81 exemplares de peixes, 113 de répteis, 82 de aves e 15 de anfíbios. Completa as atrações do local um jardim botânico que busca reproduzir as diferentes habitats da Costa Rica, reunindo as principais espécies de sua flora.
O zoológico Simón Bolívar fica localizado no Barrio Amón, 10.101, San José. Ele funciona todos os dias, das 9h às 16h30. Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone (+506) 2256-0012.