Script = https://s1.trrsf.com/update-1734029710/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js

San Juan PR

Antigo forte espanhol abriga Museu das Américas em San Juan

Compartilhar
Exibir comentários
Construído em 1864, o Quartel de Ballajá hoje abriga um dos principais museus de Porto Rico
Construído em 1864, o Quartel de Ballajá hoje abriga um dos principais museus de Porto Rico
Foto: Creative Commons

Com a ambiciosa missão de contar a história do continente desde o Alasca até a Patagônia, o Museu das Américas é uma das principais atrações de San Juan. O museu está instalado no Quartel de Ballajá, que data de 1864 e é um dos mais impressionantes edifícios militares construídos pelos espanhóis no Novo Mundo.

Até 1898 o local foi usado como quartel de infantaria do exército espanhol, com capacidade para abrigar até mil soldados e seus familiares. Naquele ano, porém, o local sofreu um ataque e passou para o controle norte-americano. Hoje, é um dos principais polos culturais de Porto Rico, e desde 1992 recebe cerca de 20 mil visitantes anuais, que buscam conhecer um pouco mais da trajetória do continente.

A instituição abriga quatro grandes exposições permanentes. A primeira delas, denominada “A artes populares nas Américas”, reúne móveis, instrumentos de trabalho, vestimentas, instrumentos musicais e outros itens que mostram um pouco da cultura dos povos que habitaram e ainda habitam o continente.

Já a seção “A herança africana” apresenta a África como berço da humanidade, destacando vários aspectos do continente, como caça, habitação, adornos corporais e arte, além de abordar o tráfico de escravos e sua abolição.

Na mostra “O índio na América” é possível conhecer mais sobre 22 etnias que sobreviveram à colonização europeia. O espaço rende homenagem aos primeiros habitantes do continente e à sua luta para preservar seus costumes e culturas ancestrais.

Finalmente, a exposição “Conquista e colonização” é totalmente dedicada à história de Porto Rico. Ela conta com seis salas de exibição, que ilustram a chegada dos espanhóis à ilha, seus primeiros contatos com os nativos tainos, as viagens de Colombo, o desenvolvimento da economia colonial, a evangelização, os ataques de holandeses, franceses e ingleses, e a formação da sociedade local por meio da fusão das culturas taina, africana e espanhola.

Serviço

Museu das Américas

Quartel de Ballajá, segundo andar, Velho San Juan

+1 787 724-5052

Fonte: PrimaPagina
Fonte: Terra
Compartilhar
Seu Terra