Avenida de San Juan abriga a ‘Wall Street do Caribe’
A avenida Ponce de Léon é uma das mais importantes de San Juan, capital de Porto Rico. A via, localizada no distrito de Hato Rey, abriga a Milla de Oro (Milha de Ouro, em tradução livre). Neste trecho de uma milha (1609 metros) estão concentrados prédios de bancos e de órgãos do governo que formam o coração financeiro da ilha.
A aglomeração de instituições levou o lugar a ser chamado de “Wall Street do Caribe”, em referência à região onde fica a bolsa de valores de Nova York, nos Estados Unidos.
Um dos destaques da via é o prédio do Banco Popular de Porto Rico, que foi fundado em 1893, quando a ilha ainda era território espanhol. Atualmente o banco é a maior instituição financeira do país. É também o maior banco latino-americano dos Estados Unidos. Em 2005, foi incluído na lista da revista “Fortune” como uma das 100 melhores instituições para trabalhar no mundo.
Além disso, vários bancos internacionais, como Citibank e Santander, têm sedes no local. No entanto, apesar da importância econômica da “Milla de Oro”, o trecho é muito criticado por ser movimentado durante o dia e escuro e vazio depois do expediente.
Para contornar as críticas, o governo tem incentivado, além do crescimento econômico, a construção de espaços para shows, lojas e casas noturnas para atrair turistas e portorriquenhos para a noite da avenida.
Atualmente, uma das maiores atrações turísticas do trecho é o Coliseu José Miguel Agrelot, a maior arena coberta dedicada ao entretenimento em Porto Rico. Inaugurada em 2004, a casa tem capacidade para até 18.500 pessoas.
O governo também investiu na contrução de várias estações de trem no bairro e o Banco Popular inaugurou um projeto chamado Artes Cinema no Centro Popular para exibir filmes estrangeiros e independentes.
A área também se prepara para receber novos apartamentos residenciais e um novo complexo comercial.