San Juan mistura belas praias com a “Wall Street do Caribe”
San Juan, a capital de Porto Rico, tem um dos portos mais movimentados do mundo e um centro financeiro conhecido como a Wall Street do Caribe. Quem chega hoje nessa bela e organizada cidade não imagina, no entanto, os séculos de atribulações por que ela passou. Entre a chegada de Cristóvão Colombo, em 1493, e sua conquista pelos Estados Unidos, em 1898, Porto Rico foi palco de várias disputas, que envolveram também espanhóis, franceses, holandeses e ingleses.
San Juan Bautista, primeiro povoado fundado na ilha, em 1508, tornou-se a capital e a cidade mais importante do que hoje é um território autônomo norte-americano. Chamada habitualmente apenas de San Juan, a cidade faz jus a seu histórico de disputas marítimas e abriga um dos portos mais movimentados do Caribe. Mas a economia da capital de Porto Rico também é alimentada pelo turismo (é uma grande base portuária de navios de cruzeiro) e por uma diversificada produção industrial.
Dos tempos em que as antigas potências europeias lutavam por seu território, San Juan guarda uma de suas principais atrações turísticas: uma enorme fortaleza, construída entre os anos de 1533 e 1540, que agora sedia o governo do território. A construção fica na chamada Velha San Juan, a parte mais antiga da cidade, marcada pela arquitetura colonial e ruas de paralelepípedo.
Os prédios antigos são um grande atrativo turístico, mas San Juan, com cerca de 400 mil habitantes, abriga estilos muito diferentes. O art déco predomina, por exemplo, no boêmio distrito de Santurce. O moderno dá as cartas em lugares como o distrito de Hato Rey. Nesta região, por sinal, fica a Milla de Oro, um espaço na avenida Ponce de León que mede exatamente uma milha, e que concentra o coração financeiro de Porto Rico.
A cidade oferece belas praias para quem quer se refrescar nas temperaturas que chegam a atingir cerca de 36°C em certas épocas do ano. Condado, uma comunidade litorânea de classe média alta de Santurce, abriga os grandes resorts da capital e tem um público mais festeiro. Já a pequena praia El Escambron mantém uma natureza mais preservada e atrai principalmente famílias. Se o visitante, quiser se refrescar, mas também ficar longe do sol, pode buscar um dos vários cassinos localizados em grandes hotéis da cidade.
Como um local muito turístico, San Juan não poderia deixar de oferecer atrações também de noite, geralmente regadas pelo rum, a bebida nacional. Vários dos grandes resorts oferecem opções que vão de aconchegantes restaurantes até agitados bares e boates. E quem gosta da noite com certeza não vai deixar de dançar ao som do reggaetón, ritmo típico, de batida forte.