Veja oito dicas para o turista trafegar por São Paulo
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Não se aventure a alugar um carro em São Paulo. Não pelo aluguel em si, mas porque dirigir no município que tem os maiores congestionamentos do Brasil é tarefa inglória. A cidade é bem sinalizada, mas existem muitos motoboys no trânsito e a impaciência predomina entre os motoristas a ponto de gerar até uma piadinha: Qual a definição de milésimo de segundo? É o tempo que demora entre um semáforo ficar verde e um paulistano buzinar
Foto: Banco de Imagens do Estado de São Paulo/Rubens Chiri
Não se aventure a alugar um carro em São Paulo. Não pelo aluguel em si, mas porque dirigir no município que tem os maiores congestionamentos do Brasil é tarefa inglória. A cidade é bem sinalizada, mas existem muitos motoboys no trânsito e a impaciência predomina entre os motoristas a ponto de gerar até uma piadinha: Qual a definição de milésimo de segundo? É o tempo que demora entre um semáforo ficar verde e um paulistano buzinar
Foto: Banco de Imagens do Estado de São Paulo/Rubens Chiri
Além disso, uma pequena distração pode significar perder-se durante horas. Passar reto num local em que se deveria virar, num retorno, frequentemente implica ter de dar voltas e voltas até retornar ao caminho correto
Foto: Stock.xchng
Lembre-se também de que em São Paulo o tráfego é limitado das 8h às 10h e das 17h às 20h. Trata-se do rodízio municipal, que proíbe a circulação, nesses períodos, de carros com placas terminadas em 1 e 2 (segunda-feira), 3 e 4 (terça), 4 e 5 (quarta), 6 e 7 (quinta) e 8 e 9 (sexta)
Foto: Stock.xchng/Trevisan
Em São Paulo, dirigir frequentemente é sinônimo de gastar mais. Os melhores restaurantes têm serviço de manobrista que custam a partir de R$ 10. Em estacionamentos, não é raro que a primeira hora saia por R$ 15
Foto: Stock.xchng
Prefira metrô: é limpo, rápido e seguro, embora superlotado nos horários de pico. Ou táxi: os motoristas são confiáveis e, nas áreas centrais, é raro ficar mais de 2 minutos sem cruzar com um
Foto: Stock.xchng
Não estranhe se um taxista lhe perguntar onde é a rua ou dirigir guiado só pelo GPS. A cidade é grande o suficiente para que mesmo motoristas profissionais conheçam apenas algumas regiões
Foto: Shutterstock
Assim como em várias cidades do exterior e algumas poucas no Brasil, em São Paulo os motoristas param para o pedestre atravessar na faixa. Ou deveriam parar. A regra é nova, então convém sinalizar antes para os carros e avançar com cautela
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
É quase inevitável se confundir com ruas e avenidas que têm data no nome (9 de Julho, 23 de Maio, 25 de Março...). Mas convém estudar um pouco o mapa do Centro Expandido, região cercada pelas marginas Pinheiro e Tietê e outras grandes vias. Trata-se da região que abriga a maioria dos serviços e escritórios da capital