5 motivos para comprar pacotes de viagem para o exterior
4 dez
2014
- 13h00
Exibir comentários
Suas últimas férias foram uma dor de cabeça - o hotel ficava longe dos pontos turísticos, não havia táxi no aeroporto quando você chegou às 3 horas da manhã, você perdeu a conexão e os atendentes só falavam francês - e o seu vocabulário na língua restringe-se a croissant e abajour. Antes de desistir de viajar, repense o método: quem sabe os pacotes de viagem prontos não são uma boa pedida? Elencamos cinco motivos para optar pelos pacotes prontos.
Praticidade
Você é uma pessoa que ama planejar viagens, consultar blogs e sites especializados de cada local que vai conhecer, recolher dicas de amigos, pesquisar preços de passagens e hotéis e ainda por cima fazer uma filtragem do que vale ou não a pena? Os pacotes não são para você. Mas se você já começou a viagem cansado só de ler essa lista, os pacotes são uma boa pedida. Em geral, contemplam passagens aéreas, hotéis, translados e até passeios - uma mão na roda para quem não quer perder tempo. Outros pacotes ainda permitem que você conheça uma série de países em um curto espaço de tempo - e organizam passagens aéreas, trens, eventuais vistos…
Preço
As agências de viagem compram diárias de hotéis e passagens aéreas em volumes bem maiores que uma pessoa física; assim, têm mais margem para negociar preços com os fornecedores. Além disso, há as facilidades de pagamento: muitas agências conseguem oferecer parcelamentos em até 12 vezes, inclusive para pacotes internacionais, cotados em dólar. Como a moeda americana tem oscilado de valor no mercado, pode ser um bom negócio pagar uma viagem pela cotação de um ano atrás.
Conhecer pessoas
Vai viajar sozinho e quer fazer amigos? Ou está acompanhado, mas curte a função de ter uma turma por perto? Viajar em grupo é uma das vantagens dos pacotes. As agências costumam prever atividades com os viajantes, como jantares e passeios. Ainda há grupos específicos para quem viaja solteiro, para a terceira idade, para mulheres… Basta escolher.
Segurança
Os guias podem evitar que você se meta em encrencas: passear sozinho por bairros perigosos e pouco movimentados não é uma boa ideia se você está sozinho. Mesmo em destinos que não são exatamente perigosos, os grupos podem ser vantajosos. Se você não tem o domínio da língua do país ou do inglês, pode ser uma roubada viajar sozinho: já pensou não saber nem o que escolher de um menu escrito em farsi? Outra questão é a segurança jurídica: se a agência não cumprir com o que prometeu em contrato, você pode acioná-la na Justiça - bem mais simples do que brigar com um hotel na Indonésia.
É sua estreia no país
Para quem não conhece um determinado país, o pacote pode ser a melhor porta de entrada. Com ele, você vai ter a garantia de conhecer os pontos turísticos imperdíveis da região, mesmo aqueles que requerem algum planejamento prévio - compra de ingressos ou reservas - afinal, a agência vai fazer isso por você.
Cartola - Agência de Conteúdo - Especial para o Terra