Conto de fadas? Conheça 5 castelos de verdade
Saiba quais os castelo mundo afora que valem uma visita na sua viagem ao exterior
O famoso Castelo da Bela Adormecida, símbolo da Disney, foi inspirado em uma construção real, o Castelo de Neuschwanstein, na região da Bavária, na Alemanha. Como ele, existem outros pelo mundo que parecem de conto de fadas. Conheça alguns que merecem a visita.
Castelo de Neuschwanstein: inspiração de Disney
Inspiração para o Castelo da Bela Adormecida da Disney, o Castelo de Neuschwanstein foi construído no século XIX pelo rei Luís II, a exemplo dos antigos palácios medievais. Apesar da aparência, foi erguido com tecnologia de ponta da época, com direito a aquecimento central, telefones em dois andares e elevador para carregar comida. Localizado na Bavária, a 120 quilômetros de Munique, foi aberto ao público sete semanas após a morte do monarca, em 1886, e recebe até 6.000 pessoas por dia no verão.
Castelo Chantilly: arte francesa e sobremesas
Famoso no Brasil por ter sido o palco do casamento de Ronaldo e Daniella Cicarelli, o Castelo Chantilly, na França, é um dos belos exemplos de arquitetura do Renascimento. Além do prédio principal do castelo, a área compreende os museus Condé, com o segundo maior acervo de pinturas francesas antigas, e do Cavalo. Além de conhecer as dependências, é possível fazer passeios de carruagem, se hospedar no castelo ou saborear a culinária francesa e sobremesas com chantilly, criado na região, nos restaurantes da propriedade.
Boldt Castle: prova de amor em forma de castelo
Construído na Heart Island (Ilha Coração), no estado americano de Nova York, o Boldt Castle foi idealizado no início do século XX pelo milionário George C. Boldt como uma prova de amor para sua mulher. Depois da morte de Louise Kehrer Boldt, o local ficou anos abandonado e hoje é um dos principais pontos turísticos da região. Aberto para visitação, também é cenário de festas particulares como casamentos.
Castelo de Bran: de Drácula não tem nada
Atração mais famosa da Transilvânia, o Castelo de Bran se destaca na paisagem sobre uma colina. Vendido aos turistas como “castelo do drácula”, há poucas evidências de que o príncipe Vlad Tepes, que inspirou o personagem, tenha vivido ali. Em vez de assustadora, a construção que foi residência de verão da realeza está mais para conto de fadas e exibe peças de arte e mobiliário da coleção da Rainha Maria. O local ainda promove eventos como shows de jazz e festas de fim de ano e aluga espaços para festas privadas.
Alcázar de Segóvia: de fortaleza a palácio real
Erguido sobre um penhasco rochoso no encontro dos rios Eresma e Clamores, o Alcázar de Segóvia foi construído como uma fortaleza, mas serviu como palácio real, prisão e academia militar. Um dos castelos mais conhecidos da Espanha, tem a forma como uma proa de navio e sua arquitetura conta com ponte elevadiça, torre, fosse, capela e várias salas nobres - que mantém o mobiliário usado em diferentes épocas e podem ser visitadas por turistas.