De praia a compras: curta Miami em cinco dias
Para muitos, Miami Beach, na Flórida, nos Estados Undios, é a viagem dos sonhos: paraíso das praias e das compras, ela oferece inúmeras opções culturais e tem programas para todos os gostos, de museus e bairros históricos a casas noturnas famosas e restaurantes badalados. Se você vai viajar para lá, mas não pode ficar muito tempo, não se preocupe: separamos alguns programas imperdíveis para quem visita o local em apenas cinco dias. Confira o roteiro e divirta-se.
Dia 1 – praia e vida noturna em South Beach
Para afastar o cansaço da viagem, que tal passar um dia em South Beach? Localizada entre o Oceano Atlântico e a Baía Biscayne, a praia é um dos principais cartões postais da cidade, e não por acaso é a preferida de surfistas e jovens em busca de diversão. Na orla, é possível alugar cadeiras de praia e guarda-sol, além de equipamentos para praticar esportes na água, como caiaques e motos-aquáticas.
Se quiser pegar leve e fugir do agito característico da SoBe - como é conhecida pelos locais -, dê um pulo no South Pointe Park, ideal para quem busca tranquilidade. O parque oferece uma vista de 360º de Miami e é um dos lugares mais bonitos para assistir ao pôr-do-sol. Ficou com fome? O Smith & Wollensky Restaurant fica dentro do parque e conta com um café à beira-mar, área ao ar livre e dois andares com vista para o mar, o ambiente perfeito para saborear filés e frutos do mar.
Quando cansar da tranquilidade, é só sair do parque e ir curtir a vida noturna agitadíssima da região. South Beach conta com night clubs como o Mynt Lounge - o queridinho das celebridades - e o Story, ambos pertinho do South Pointe. E não precisa ter pressa: os estabelecimentos costumam funcionar até as 5h da manhã.
Dia 2 – Arte, moda e cultura no Miami Design District
Quem é apaixonado por arte, moda e cultura, deve reservar o dia para ir ao Miami Design District. A região abriga mais de 130 galerias de arte, showrooms e antiquários, além de uma ampla variedade de restaurantes e bares. As galerias trazem o melhor da arte contemporânea, e é possível encontrar desde exposições dedicadas à herança haitiana, até temáticas latino-americanas.
Além disso, o destaque é o Wynwood Arts District, o pedaço mais descolado de Miami, que é um bairro de galpões abandonados que funciona, há quase dez anos, como o bairro das galerias da cidade. O que vale a pena é projeto chamado Wynwood Walls, em que, desde 2009, as paredes dos galpões do coração do bairro -- as ruas NW 25th e NW 26th, próximas à NW 2nd Avenue -- são recobertas de grafites da melhor qualidade.
Nunca pensei que pudesse haver um lugar visualmente mais interessante em Miami do que a coleção de predinhos (e prediões) art-déco de South Beach.
Se estiver com dinheiro sobrando - ou quiser apenas conhecer os espaços deslumbrantes - pode visitar lojas de luxo como Prada, Armani e Louis Vuitton, além das boutiques e lofts das lojas de decoração e design especializadas - o foco pode ser em luminárias, cadeiras ou tapetes.
Pausa para o lanche: o bairro conta com uma variedade gastronômica a ser desfrutada por diferentes valores. No Buena Vista Bistrô, por exemplo, é possível provar o melhor da cozinha francesa por preços a partir de US$ 10. À noite, o The Cypress Room oferece clima dos anos 20, aperitivos e um cardápio diversificado.
Dia 3 – O melhor de Cuba em Miami
Para conhecer o melhor de Cuba sem sair de Miami, vá a Little Havana. No bairro, você pode encontrar charutos enrolados à mão e o tradicional café do país. Na 8th street, mais conhecida como Calle Ocho, estão localizados restaurantes como o El Pub e o Versailles, que há mais de 40 anos oferece pratos tipicamente cubanos, como a “vaca frita” - carne desfiada servida com cebola frita e uma mistura de feijão com arroz branco.
Você também pode aprender mais sobre a história e a cultura do país visitando o Bay of Pigs Museum and Library e o Cuban Memorial Boulevard Park. Se estiver em Miami em março, não deixe de ir ao festival Calle Ocho, que recebe milhões de turistas para uma festa de rua que celebra os costumes do país caribenho.
Dia 4 – Muitas compras a preços incríveis
Finalmente, dia de fazer compras: o Sawgrass Mills é o maior outlet da Flórida e fica em Sunrise, a cerca de 30 minutos de Miami. São mais de 350 lojas de roupas, calçados, acessórios, eletrônicos, cama e cozinha e muitas outras opções. Algumas das marcas que você encontra por lá são Adidas, Armani, Bloomingdales, Diesel, Gucci, Lacoste, Nike, Ralph Lauren e Tommy Hilfiger.
Na hora da fome, é possível escolher entre os 35 restaurantes do local, incluindo os clássicos Taco Bell e Burger King. O shopping funciona de segunda a sábado das 10h às 21h30 e das 11h às 20h aos domingos.
Dia 5 – Mais compras com marcas adoradas por brasileiros
Para completar a seção “compras” do roteiro, você pode aproveitar seu último dia em Miami para conhecer o Dolphin Mall. Fica bem pertinho do aeroporto internacional, a cerca de 15 quilômetros. Ele é menor do que o Sawgrass Mills, conta com 240 lojas, mas oferece as principais marcas procuradas pelos brasileiros, como GAP e Calvin Klein. O Dolphin funciona de segunda a sábado das 10h às 21h30, e das 11h às 20h aos domingos.