Dez restaurantes que só os moradores frequentam em Nova York
Opções para comer em Nova York definitivamente não faltam. A busca por "food" em "New York City" no aplicativo Yelp, uma das comunidades online de avaliação de empresas mais conhecidas dos EUA, registra nada menos que 43 mil endereços. Então, como escolher?
Para ajudar quem não quer bancar o turista, o Terra pediu a um morador local que indicasse os dez restaurantes mais bacanas frequentados pelos novaiorquinos. O jornalista Seth Kugel, colunista de turismo do jornal The New York Times e o nome à frente do canal do You Tube Amigo Gringo, que se dedica a dar dicas da Big Apple para brasileiros, fez uma seleção especial, que contempla desde tradicionais hamburguerias até comida tailandesa.
Shopsin’s
Nas palavras de Kugel, "um dos restaurantes mais absurdos de NY". Com um menu com cerca de 900 itens, é especializado em café da manhã e brunch (abre de quarta a domingo, até 14h. A panqueca mac & cheese (macarrão com queijo) é uma das mais pedidas. Um aviso: o lugar é pequeno e você deve estar preparado para esperar.
Larb Ubol
Encravado no bairro de Hell's Kitchen, ponto tradicional da gastronomia da cidade, o tailandês oferece pratos típicos a preços relativamente baixos para a cidade. Um dos destaques é o porco crocante com arroz de brócolis. Mas Kugel faz um alerta: "A comida é apimentada".
Eisenberg’s
Uma Nova York de antigamente é a promessa do Eisenberg's. De estilo diner (imagine os restaurantes de filme americano, com balcões longos e mesas na lateral), ele é conhecido pelos sanduíches. Ovos mexidos, bacon e queijo estão no menu.
Il Vagabondo
Tradicional italiano da cidade, o Il Vagabondo é famoso não só pelos pratos fartos de nhoque que serve, mas pela pista de bocha que atrai até celebridades, como Tom Hanks.
Estela
Outro breakfast and brunch famoso entre os novaiorquinos, o Estela é conhecido pelos sabores fortes. "Está bem na moda; Obama (Barack Obama, presidente dos EUA) foi", comenta Kugel. "Não é para quem gosta de comida branda." Se quiser copiar o presidente, peça salada de endívias com burrata, o queijo cremoso italiano.
El Malecón
Comida dominicana especializada em frango, "tipo TV para cachorros", brinca Kugel. O endereço original é na rua 175 em Manhattan, mas também há uma unidade no Upper West Side. "Perfeito para o brasileiro que quer arroz e feijão do jeito (quase) brasileiro."
Al di la
Um dos melhores italianos na cidade. "Mas é comida do norte da Italia, não essa tradicional de massas com molho de tomate", avisa o jornalista. No menu, pratos como coelho na brasa com polenta mole e escalopes de porco.
Paulie Gee’s e Joe's Pizza
Duas pizzarias imperdíveis. Paulie Gee's, no Brooklyn, trabalha com pizzas gourmet e muitos trocadilhos, como a Ricotta Be Kiddin' Me, feita com muçarela, bacon, molho de tomate e ricota. Já o Joe's, aberto em 1975, é para quem gosta da pizza em fatias. "É o meu favorito na cidade", garante Kugel.
Phayul
Um restaurante tibetano bem simples, no segundo andar de um prédio quase ao lado do metrô Jackson Heights-Roosevelt Avenue em Queens. "A última vez que fui, a maioria dos clientes eram monges tibetanos", conta Kugel. No cardápio, frango, porco e vegetais, numa mistura que lembra um pouco os pratos chineses.