Escolha um entre os cinco maiores réveillons do mundo
Onde você quer passar a virada de ano? Em Nova York, nos Estados Unidos? Se quer grande estilo no ano-novo no exterior, confira cinco destinos aonde a festa promete ser de arrasar
Fogos de artifício na beira da praia, milhares de pessoas disputando uma boa visão do show, espumante estourando em bares ou em um barco à deriva, primeira ida ao santuário do ano, bola gigante despencando ao som de 10, 9, 8…
Não importa como você prefere passar o réveillon, o certo é que não vai escapar dele. Se você estiver de passagem por uma das cidades a seguir então, esqueça. A lista mostra onde acontecem as maiores festas de ano-novo no mundo, cada uma com suas particularidades.
Las Vegas, Estados Unidos
O que passa em Vegas, fica em Vegas. Que tal deixar o ano por lá? Nessa época do ano, a cidade do pecado fica ainda mais cheia do que de costume. A festa, é claro, inclui cassinos e boates - mas as ruas também ficam tomadas. Tudo para assistir a queima de fogos no alto dos prédios, beber e se divertir com desconhecidos sem pensar no amanhã.
Sydney, Austrália
Na cidade de Sydney, a festa começa cedo - em todos os sentidos. Atrações como show de acrobacias aéreas em volta da Harbour Bridge, navios usando seus canhões de água e fogos de artifício aparecem já no final da tarde do dia 31. Mas a festa antecede também as comemorações do resto do mundo, pela posição geográfica do país. Não se surpreenda se aparecer em um noticiário qualquer.
Esse réveillon atende a todos os gostos. Se você tem pavor de multidões, por exemplo, pode fazer a contagem regressiva em bares e restaurantes da baía ou comprar ingresso para as festas nos barcos, que geralmente duram até as 2h. Se prefere ir para a galera, é só se juntar às milhares de pessoas que esperam a queima de fogos nas praias. O efeito cascata na famosa ponte de Sydney é marca registrada.
Nova York, Estados Unidos
Nova Yorké uma cidade marcada pela diversidade, o que confere alta expectativa à tradicional virada de ano na Times Square. Avenidas inteiras são fechadas para segurança das pessoas que se aglomeram desde a manhã nas ruas, nos bares e em torno dos palcos. Nesse ano, Miley Cyrus e Macklemore & Ryan Lewis farão shows no evento.
Quando o minuto final chega, um enorme globo iluminado coberto de lâmpadas de LED cai por um minuto, acompanhando a contagem da multidão. De acordo com o site do evento, The Ball é capaz de criar uma paleta de mais de 16 milhões de cores vibrantes, além de tornar a noite inesquecível.
Tóquio, Japão
O Shogatsu, como é chamado a virada de ano no Japão, não é um evento comum. Os japoneses têm o costume de passar o feriado com suas famílias, por isso se locomover pela cidade pode ser difícil. Outra característica deles é assistir ao tradicional programa de televisão Kohaku Uta Gassen, em que artistas competem em times masculinos e femininos.
Porém, a maior tradição é o Hatsumode, a primeira visita a um templo ou santuário em Tóquio - o equivalente a assistir aos fogos de artifício por aqui. Embalados pelo feriado, a atmosfera dos locais de oração é festiva. Depois de cumprir as obrigações e garantir energia positiva para o novo ano, os japoneses se juntam em boates e ruas da capital japonesa. O cruzamento Shibuya é uma boa para quem só quer curtir uma festa.
Londres, Reino Unido
A festa de réveillon na terra da rainha cresce a cada ano - tanto que começou a preocupar as autoridades locais. A multidão da última virada de ano - a estimativa foi de mais de 500 mil pessoas - motivou o governo de Londres a estipular, pela primeira vez, ingresso para a festa em London Eye. Os bilhetes são vendidos no site do evento por 10 euros e, segundo a equipe, garantirão segurança e uma “boa vista” da queima de fogos. As pontes de Waterloo e Westminster são alternativas para olhar as cores sobre o rio Tâmisa sem pagar nada.