Saiba quais as melhores cidades para saborear cervejas
Um ótimo jeito de relaxar depois de um dia passeando por uma nova cidade é se sentar em um bom bar ou pub e saborear uma cerveja. Para os turistas cervejeiros, a bebida pode ser até a atração principal da viagem - como uma visita à tradicional Oktoberfest de Munique, na Alemanha, ou tours temáticos a pequenas e grandes cervejarias. Veja abaixo algumas das melhores cidades para apreciar a bebida.
Munique - antes, durante e depois da Oktoberfest
A cidade que recebe turistas do mundo inteiro na Oktoberfest é um ótimo local para saborear boas cervejas o ano inteiro. Cervejarias famosas como Paulaner, Hofbräuhaus e Augustiner têm fábricas dentro dos limites da cidade e oferecem tours guiados com degustação. Por toda a cidade, restaurantes e biergartens servem as melhores cervejas bávaras acompanhadas de pratos como eisbein, o famoso joelho de porco, bratwurst, a tradicional salsicha da região, e pretzels.
Bruxelas - variedade e qualidade
A Bélgica é um dos países com a maior variedade de cervejas do mundo, com destaque para as trapistas e para a lambic, que combina sabores frutados como maçã ou cereja.
Uma das primeiras alternativas para quem quiser experimentar diferentes tipos e rótulos em pouco tempo é fazer um tour guiado pela cidade, mas há locais que reúnem opções em uma carta bem variada, como o tradicional Delirium Café.
Dublin - terra da Guinness e dos pubs
Uma das cervejas mais famosas do mundo, a Guinness é produzida desde 1759 na Irlanda. Em Dublin, um dos principais passeios obrigatórios para os cervejeiros é um tour pela fábrica, que inclui degustação da stout. Ao sair de lá, não faltam opções de outras marcas nos mais de 800 pubs da cidade, grande parte deles distribuídos pelo tradicional bairro de Temple Bar.
Praga - cerveja boa e barata
Parte da cultura da República Checa, as cervejas são boas e baratas em Praga. Com predominância de rótulos do tipo pilsen, os bares da cidade servem apenas uma marca de cerveja, anunciada na entrada. Pilsner Urquell e Czechwar são duas das mais famosas. Nos bares mais animados, há mesas compartilhadas, um bom jeito de fazer amizade com checos e turistas fãs de boas cervejas.
Londres - tradição de pub em pub
Escolher um bom pub para beber em Londres é tão importante como escolher um bom bistrô em Paris. Uma das principais tradições da cidade, eles estão sempre cheios depois do expediente dos londrinos. Um dos mais antigos é o White Hart, inaugurado em 1216, mas há centenas de outros tão tradicionais como ele. Entre os mais famosos, estão Lamb & Flag, Ye Olde Cheshire Cheese e Cittie Of York. Vale escolher um por noite ou percorrer vários.
Amsterdã - da Heineken às artesanais
A capital holandesa é a terra da famosa Heineken e abriga pequenas cervejarias e pubs dedicados à bebida local ou da vizinha Bélgica. Um dos locais mais visitados da cidade é o Heineken Experience, museu dedicado à cerveja. Quem preferir uma experiência mais artesanal, cervejarias como a Browerij 't IJ e a De Prael têm fabricação limitada. Bares como Gollum oferecem uma carta variada de diferentes nacionalidades.
Nova York - cerveja em qualquer lugar
Em Nova York, bares e restaurantes – e até hamburguerias – sempre oferecem opções de boas cervejas "on tap" – tiradas na hora, como chope. Com a popularização de pequenas cervejarias nos Estados Unidos, há na cidade bares especializados em servir novos rótulos. Um dos locais mais procurados por cervejeiros é a fábrica da Brooklyn Brewery, que oferece tours guiados com degustação aos visitantes.