Script = https://s1.trrsf.com/update-1730403943/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Vai um pastel de Belém? Viste Portugal em 5 dias e prove

19 dez 2014 - 10h51
(atualizado às 10h57)
Compartilhar
Exibir comentários

Conhecer Portugal é conhecer também um pouco da nossa história, visto que os desbravadores que chegaram ao Brasil em 1.500 eram portugueses. Se encante com o vinho, a música, a culinária e as belas paisagens e monumentos que Portugal pode oferecer. Cinco dias bem aproveitados no país podem se tornar inesquecíveis. 

Dia 1: Lisboa histórica

Visite o Café A Brasileira, o preferido do escritor Fernando Pessoa
Visite o Café A Brasileira, o preferido do escritor Fernando Pessoa
Foto: Shutterstock

Visite o Café A Brasileira, o preferido do escritor Fernando Pessoa.

Descanse no avião, pois o melhor é desfrutar do centro de Lisboa a pé. Você pode até cansar um pouco pela quantidade de ladeiras, mas são suas escadarias e ruas que fazem o turista sentir o clima da cidade. Que tal a ir visitar um dos bairros mais tradicionais: o Chiado. Por aqui passaram muitos intelectuais e artistas do século XIX, que se reuniam nos cafés do bairro. Passe pela rua Garrett, no centro do Chiado, que mistura cultura e história e que tem ao seu redor o Teatro Nacional de São Carlos, o Teatro São Luiz e o Teatro da Trindade. Também é por ali que estão as mais famosas livrarias da cidade, como a primeira Livraria Bertrand, fundada em 1732. 

Depois, vá até o Largo do Carmo e conheça as maravilhosas ruínas da Igreja e do Convento do Carmo. Construído no século XIV, a igreja do convento já foi a principal do tipo gótica de Lisboa. Sua estrutura grande e imponente realmente encanta os visitantes. O local ficou em ruínas depois de um terremoto que atingiu a cidade em 1755. Atualmente as ruínas são sede do Museu Arqueológico do Carmo. Em frente ao convento é possível admirar o Chafariz do Carmo, construído em 1771 e abastecido pelo Aqueduto das Águas Livres.

Quando a pausa para o almoço acabar você já terá ânimo para aproveitar ainda mais Lisboa. Ainda no Chiado, que tal conhecer o monumento em homenagem ao poeta português Luís de Camões?  Localizada na praça que também leva seu nome, o monumento foi construído em 1867. É uma ótima parada para fotos antes de seguir para o Café A Brasileira. Depois de alguns minutos a pé você chega nesse café centenário, em que o escritor mundialmente famoso Fernando Pessoa parava para saborear um café e escrever os seus poemas. Experimente um café e registre o momento sentada ao lado da estátua de bronze do escritor que fica em frente ao A Brasileira.

Quando estiver chegando o fim do dia vá para o Castelo de São Jorge, que está localizado na mais alta colina de Lisboa e proporciona uma visão espetacular da cidade. Para quem gosta de história o local é um prato cheio e ainda pode ser presentado por um lindo pôr do sol. Para jantar, vá até o Solar dos Presuntos. Visitado por celebridades, o restaurante oferece o melhor da culinária portuguesa.  

Dia 2: famosos pastéis de Belém

Ir a Lisboa e não experimentar os deliciosos pastéis de Belém é inaceitável. Os pastéis de nata são uma das mais populares especialidades da doçaria portuguesa. Embora outros cafés e pastelarias ofereçam a especialidade, a receita original de 1837 é um segredo exclusivo da Fábrica dos Pastéis de Belém. Você tem a oportunidade de experimenta-los ainda quentes, polvilhados de canela e açúcar em pó. Após se deliciar com os pastéis, outro ponto que merece atenção é a Torre de Belém. Este é um dos cartões postais da cidade e localiza-se a margem do rio Tejo. Ela foi construída entre 1514 e 1520, para defesa da barra de Lisboa e faz parte das construções do reinado de D. Manuel I. Em 1983 foi classificada como Patrimônio Mundial pela UNESCO.

O próximo ponto que merece uma visita é o Mosteiro dos Jerónimos. As obras começaram em 1501 e só terminaram quase um século depois. Passeie pelo jardim interno, aprecie as paredes, as portas, o confessionário. O local abriga o túmulo do poeta Fernando Pessoa, do escritor Luís de Camões e de Vasco da Gama. Finalize o dia conhecendo o restaurante A Travessa. Além de oferecer um ambiente aconchegante e romântico, o restaurante é localizado dentro do antigo Convento das Bernardas do Mocambo, uma construção de 1653. 

Os pastéis de Belém é parada obrigatória para quem visita Lisboa
Os pastéis de Belém é parada obrigatória para quem visita Lisboa
Foto: Shutterstock

Os pastéis de Belém são parada obrigatória para quem visita Lisboa

Dia 3 : Óbidos e Fátima de carro

O Santuário de Fátima atrai milhares de fiéis e turistas todos os anos
O Santuário de Fátima atrai milhares de fiéis e turistas todos os anos
Foto: Shutterstock

O Santuário de Fátima atrai milhares de fiéis e turistas todos os anos.

Visitar Óbidos e Fátima vai encantar você. Uma opção bacana para passar por essas duas cidades é fazer o roteiro de carro, assim você pode ir curtindo a paisagem maravilhosa da região. Distante cerca de 80 quilômetros de Lisboa, vale a pena conhecer Óbidos. Circule facilmente a pé e visite a Igreja de São João Baptista e a Igreja de Santa Maria. Lembre de experimentar a famosa Ginjinha de Óbidos. Feito da fruta Ginja, o licor tem um forte sabor, intensamente perfumado com o agridoce das ginjas. 

Depois de almoçar volte para o carro e siga para Fátima, que fica cerca de 80 quilômetros de Óbidos. Chegando lá, conheça a principal atração da cidade: o Santuário de Fátima. Sua ampla praça abriga os milhares de fiéis e devotos que chegam todos os anos para visitar a Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima.Você pode visitar o lugar onde aconteceu o milagre que tornou Fátima conhecida. No fim do dia volte para Lisboa ou vá direto para a próxima cidade do roteiro: Porto.

Dia 4: saborear um bom vinho

Visite as caves e conheça mais sobre a produção do vinho famoso no mundo inteiro
Visite as caves e conheça mais sobre a produção do vinho famoso no mundo inteiro
Foto: Shutterstock

Visite as caves e conheça mais sobre a produção do vinho famoso no mundo inteiro.

Localizada ao Norte de Portugal e às margens do Rio Douro, Porto é conhecida mundialmente por dar nome a um dos vinhos mais saborosos e cobiçados do mundo, o vinho do Porto. Comece visitando a Ribeira, que fica no coração da cidade, junto ao Rio Douro. O local proporciona uma vista privilegiada para as caves de vinho e para a Ponte D. Luís. Aproveite para comprar uma lembrança em uma das diversas lojas de artesanato da região.

O passeio segue a pé pela Ponte D. Luís,  o cartão postal da cidade. Construída no final do século XIX por um discípulo de Gustave Eiffel, o criador da famosa torre parisiense. Do outro lado, você vai se deparar com a grande atração de Porto: as caves de vinho. O vinho do Porto é produzido com as uvas cultivadas na região do Douro e enviado para as caves de Vila Nova de Gaia, onde é preparado e envelhecido. Todas as caves de vinho têm história para contar. As visitas guiadas incluem provas de vinho do Porto no final. 

Depois, finalize o dia em um dos restaurantes mais conhecidos do Porto: o Capa Negra. Lá você pode provar a Francesinha, uma especialidade da casa. É um sanduíche feito com pão de forma, recheado com linguiça, salsicha, presunto e carne, coberto com queijo derretido e mergulhado num molho que leva vários ingredientes, como tomate, vinho, pimenta, entre outros. Batatas fritas acompanham a refeição.

Dia 5: pelas igrejas históricasd

Conheça as igrejas germinadas do Carmo e das Carmelitas, na cidade de Porto
Conheça as igrejas germinadas do Carmo e das Carmelitas, na cidade de Porto
Foto: Shutterstock

Conheça as igrejas germinadas do Carmo e das Carmelitas, na cidade de Porto.

Depois de satisfazer a curiosidade de conhecer onde o vinho do Porto é produzido, aproveite para conhecer outros aspectos da cidade. Se você gosta de ler, visitar a Livraria Lello tem que estar no roteiro. A construção é de 1869, quando era conhecida como Livraria Internacional de Ernesto Chardron. A Livraria Lello foi fundada em 1906 e desde então impressiona pela arquitetura e beleza. O local possui uma belíssima escadaria que leva até um café que fica no segundo andar. 

Faça uma pausa no belíssimo e estiloso Café Majestic, um dos mais famosos da cidade. Depois visite as igrejas que ficam uma colada na outra: a Igreja do Carmo e a das Carmelitas. A Igreja do Carmo é toda preenchida por azulejos pintados, típicos de Portugal. Ambas possuem arquitetura deslumbrante, que enchem os olhos dos visitantes.

Não pode faltar a imponente Sé do Porto, que começou a ser construída na metade do século XII e foi concluída no século XIII. O claustro gótico, do século XIV com belos azulejos do estilo português é aberto a visitação.

Cartola - Agência de Conteúdo - Especial para o Terra Cartola - Agência de Conteúdo - Especial para o Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade