Turistas brasileiros são chamados de 'poodles' por gerente de resort de ski
"Latem, mas não mordem", disse o responsável pelas operações hoteleiras do Valle Nevado, no Chile
Uma entrevista com Rodrigo Côrtes, gerente de operações hoteleiras dos três hotéis que formam o Valle Nevado Ski Resort (um centro de ski próximo a Santiago, no Chile) está ganhando repercussão tanto na mídia brasileira quanto na chilena, depois que o profissional comparou turistas brasileiros a cachorros da raça poodle.
"O brasileiro parece com um poodle, é muito bravo, mas nem tanto. Isso acontece com vocês. Ficam bravos, falam, mas, se falamos que vamos chamar a polícia, aí param, acaba a valentia. São bravos com o garçom, com a recepcionista. Mas quando chega alguma autoridade param", disse o gerente em entrevista à Veja.
Segundo Rodrigo, a cultura brasileira é "muito mais alegre, como a dos italianos, dá para notar a presença"; já os chilenos são mais calmos e recatados. Além disso, Rodrigo também disse que os brasileiros querem desfrutar tudo sem horários. "Não gostam de normas para nada! A gente diz: ‘Senhor, sua reserva é às 19h’, eles chegam às 21h30".
Ainda assim, o complexo de ski, que acaba de sair de um processo de recuperação judicial, faz questão de ter mordomias e servir agrados aos turistas brasileiros, que corresponde a aproximadamente a 60% das reservas dos hotéis, que conta com 258 habitações e tem 570 camas.
O gerente também comentou e comparou o fato de que muitos brasileiros deixaram de visitar Bariloche, na Argentina, para conhecer o Valle Nevado, no Chile.
"Descobriram o Valle Nevado. Aqui primeiro temos a condição de neve, por altitude, por altura, isso faz com que seja muito mais seca. É uma neve que esquiadores buscam por todo o mundo. Essa condição faz com que tenhamos a melhor neve. E Valle Nevado oferece uma experiência completa. Alimentação, esqui, mercado, alojamento, serviço e comida. Aqui o turista pode esquiar, tomar algo no bar, depois ir para a piscina", declarou.
A entrevista repercutiu negativamente para o Rodrigo e, no mesmo dia da publicação na revista, o gerente geral do resort, Ricardo Margulis, pediu desculpas pelo pronunciamento de Côrtes:
“Lamentamos profundamente os termos com que um de nossos gestores se referiu ao público brasileiro, pois isso não representa em nada os nossos valores, o respeito que temos por todas as pessoas e a forma como historicamente nos relacionamos com os visitantes brasileiros. Em nome do Valle Nevado, pedimos desculpas pelas declarações publicadas na coluna Gente, da Veja – veículo de imprensa com o qual mantemos relacionamento profissional e amigável – e reitero que os conceitos utilizados por um de nossos executivos não representam , nem nunca representaram a opinião que temos sobre os brasileiros, que há mais de 30 anos consideramos parte fundamental da família Valle Nevado”.